terça-feira, 25 de novembro de 2014

Audiência destaca avanços conseguidos pelos agentes comunitários e de endemias de Patos

 
 Câmara Municipal de Patos/PB

De propositura do vereador Maurício Alves, aconteceu na noite dessa segunda-feira (24), uma audiência pública  na Câmara de Vereadores de Patos, para expor os avanços adquiridos e as perspectivas futuras na carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. A solenidade contou com a presença da presidente da casa, Nadigerlane Rodrigues, do vereador Toinho Nascimento, do presidente do sindicato dos ACS e ACE, Bosco Valadares, do propositor da audiência, vereador Maurício Alves, além de representantes das duas categorias de trabalhadores da saúde.

Veja também:
Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde 
Justiça manda suspender a efetivação de agentes de saúde 
Agentes de saúde foram pauta na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde

MNAS
 
Recentemente foi aprovada em 1ª e 2ª votação, a Lei Municipal que regulamenta o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, que atualmente está em R$ 1.014,00 (Mil e quatorze reais). Os agentes de endemias tiveram o salário equiparado aos agentes de saúde, e também passam a receber esse mesmo valor de acordo com o piso nacional.

A secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, considerou a provação da lei como uma conquista significativa para as duas categorias. “Eu vejo essa lei como uma segurança para esses profissionais, uma vez que ficarão acobertados quanto à garantia do piso nacional vigente, este que já vinha sendo pago há alguns anos, mesmo antes do repasse feito pelo Ministério da Saúde. Esse ganho mostra também a força desses trabalhadores em lutar por isso, e nós ficamos felizes em contribuir como gestão, para que esses avanços fossem efetivados por lei. Sempre tivemos essa posição de diálogo, que inclusive, já favoreceu a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Salário, passando a envolver também os agentes de saúde e agentes de endemias”, comentou a secretária.

O vereador Maurício Alves, destacou o compromisso da gestão municipal com as categorias contempladas, tendo em vista que a cidade de Patos passa a ser modelo no tocante ao pagamento do piso nacional.

O presidente do Sindicato dos ACS e ACE, Bosco Valadares, relatou que o piso salarial definido por lei também acrescenta ganhos em relação à aposentadoria. Ele ainda ressaltou que poucas categorias de trabalhadores possuem um piso garantido por lei, e que a gestão teve esse olhar diferenciado junto às referidas categorias.

Argemiro de Oliveira, agente de endemias, se posicionou positivamente sobre a provação da lei. “É mais uma garantia advinda de uma luta sindical, e mostra a sensibilidade de uma gestão aberta ao diálogo, onde os anseios dos profissionais foi atendido”, disse. 


 Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.pbagora.com.br

Reajuste do Piso e Desprecarização: São 3 anos Sem Reajuste e mais de 200.000 agentes sob contratação precária. Será que não chegou a hora de UNIR as forças?

Convocamos a todas as instituições representativas para UNIDAS acabar com essa vergonha, que é o congelamento do "Piso Nacional"...