quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Aborto é um dos principais causadores de mortes maternas no Brasil

Estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto.

No Brasil, cerca de 1 milhão de mulheres praticam abortos todos os anos. Dessas, 200 mil recorrem ao SUS para tratar as sequelas de procedimentos malfeitos. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a situação pode ser ainda mais alarmante: o número de abortos pode ultrapassar um milhão de mulheres.

Veja também:
Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde 
Justiça manda suspender a efetivação de agentes de saúde 
Agentes de saúde foram pauta na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) Mobilização Nacional em prol do pagamento do "Piso Nacional" dos Agentes de Saúde

MNAS
 
O aborto é o quinto maior causador de mortes maternas no Brasil. Segundo um estudo publicado em 2013, uma a cada cinco mulheres com mais de 40 anos já fizeram, pelo menos, um aborto na vida. Hoje existem 37 milhões de mulheres nessa faixa etária, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa forma, estima-se que 7,4 milhões de brasileiras já fizeram pelo menos um aborto.

Para debater esse assunto tão polêmico, o Expressão Nacional traz os convidados:

• Dep. Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
• Dep. Rosane Ferreira (PV-PR)
• Lenise Garcia, doutora em microbiologia e professora da Universidade de Brasília
• Soraia Rosa Mendes, doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília www2.camara.leg.br

Apresentação — Maristela Sant’Ana

O programa é exibido ao vivo na TV, na Rádio Câmara e também pela internet no www.camara.leg.br/tv às 21h30 das terças-feiras. Você pode mandar perguntas para o expressaonacional@camara.leg.br, para o telefone 0800 619 619 e para o twitter @xnacional.