domingo, 21 de setembro de 2014

Menina de 3 anos corta o cabelo para doá-lo a crianças com câncer em MT

Reportagem de televisão motivou Valentina a cortar e doar o cabelo. Mechas são utilizadas para confecção de perucas na AACC.
Garota de 3 anos decidiu cortar o cabelo e doá-lo para crianças com câncer (Foto: Claryssa Amorim/G1)

Veja também:
Vídeo: Menina de 3 anos doa cabelos para crianças com câncer
Em homenagem à amiga com câncer, mulheres raspam a cabeça 
Complicações imediatas do aborto, segundo o método empregado
Câncer pode ter relação com ambiente de trabalho 
Indicação de filmes maravilhosos...
Câncer pode ter relação com o trabalho

Com o desejo de ajudar pacientes com câncer, uma menina apenas de 3 anos, da cidade de Cuiabá (MT), resolveu cortar o cabelo e doá-lo para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC), que cuida de crianças com a doença. A iniciativa de Valentina Carvalho de Matos impressionou os pais, que ficaram comovidos com a atitude dela. A menina conta que teve a ideia após assistir a uma reportagem na televisão sobre mulheres que doaram cabelo para um projeto do MT Mamma, que tinha como doadora também uma menina de 3 anos.


Cabelo de Valentina foi cortado em um salão na capital. (Foto: Claryssa Amorim/G1)

“Primeiro pedi para meu papai cortar o cabelo e ele perguntou porque eu queria cortar. Falei que era para ajudar as crianças que não têm cabelo e estão dodói”, disse a menina ao G1. A mãe de Valentina, Pâmela Carvalho, de 30 anos, conta que sugeriu à filha que o cabelo fosse doado para crianças que estão em tratamento contra o câncer. “Ela viu a matéria e me disse que queria doar o cabelo. Dei a ideia de doar para as crianças que estão com câncer e ela aceitou”, lembra a mãe.

 Com a decisão tomada, mãe e filha foram até um salão de cabeleireiro de uma amiga da família para fazer o corte. “Ela chegou ao salão já pedindo para cortar porque iria doá-lo. Achei linda a ação de uma menina apenas de 3 anos de idade, já que muitos adultos não têm essa consciência”, disse a cabeleireira Raquel Amorim.

Valentina, que estuda em uma escola particular de Cuiabá, disse que as professoras e colegas de sala de aula aprovaram o novo visual e a boa ação. Além disso, ela disse que incentivou as amigas a realizarem o mesmo ato. “Perguntei para minha amiguinha Sofia se ela não queria cortar o cabelo também e ela me respondeu que sim”, diz Valentina.


Valentina disse que professoras e colegas de sala de aula aprovaram o novo visual (Foto: Claryssa Amorim/G1)
Doação
Segundo a AACC, as perucas levam um tempo para ser produzidas, pois apenas a doação de uma pessoa não é suficiente para montar uma peruca. Depois que algumas mechas de cabelo são arrecadadas, elas são enviadas para uma fábrica que tem uma parceria com a instituição. Depois de prontas, as perucas são entregues às pacientes em tratamento, que costumam perder o cabelo após as sessões de quimioterapia e radioterapia.

Ainda segundo a AACC, qualquer pessoa pode fazer doações e levá-las à Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC), que fica na Rua do Caju, 329, Bairro Alvorada. Não há preferências de tipo nem tamanho de cabelo para doação.

  Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: g1.globo.com/mato-grosso