quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Luta por direitos: Agentes Comunitários de Trindade/PE fazem manifestações nas ruas da cidade

Agentes Comunitários de Saúde de Trindade/PE  lamentam a situação em que a categoria está vivenciando. 

O Jornal dos Agentes de Saúde recebeu informações da situação delicada vivenciada pelos agentes comunitários de Trindade/PE , que,  a  15 dias enviaram um ofício ao prefeito Dr. Everton Costa (PR). A categoria, por meio da AMACST - Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Trindade/PE, na pessoa de sua presidente, Auxiliadora Alves,  aguardava uma resposta do gestor, contudo, como a resposta não veio, em assembleia, os agentes da cidade decidiram iniciar uma  GREVE. Hoje 18/09, a categoria saiu da Secretaria de Saúde até a prefeitura de Trindade –PE, em passeata. Após chegar a prefeitura os trabalhadores seguiram até a Promotoria Pública, com a finalidade de tentar um acordo com a gestão.  Em reunião com o procurador do município, a secretária de saúde, a presidente da AMACST, Auxiliadora Alves, Socorro Holanda (vice-presidente da AMACST e  integrante do departamento da jurisdição do Sindicato Regional) e Rickelma Vasconcelos (Coordenadora da MNAS) discutiram sobre o estabelecimento da sede da AMACST, regularização do PMAQ, registro do “piso” da categoria no contracheque (considerando que já é pago, contudo, sem o devido registro), assim como a produtividade e fornecimento de Equipamento de Proteção Individual – EPI.

Saiba mais sobre:
Saiba se o seu município recebeu o repasse da União ("Piso Nacional") 
Como a MNAS havia informado, os Agentes Comunitários têm direito ao recebimento do "14º Salário"

Atualmente Trindade possui 48 agentes comunitários de saúde, dos quais dois serão afastados como consequência de problemas de saúde. Fora esses casos, há um caso de afastamento por síndrome do pânico.

AMACST - Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Trindade/PE símbolo de luta

Foi firmado um acordo entre a AMACST, a secretaria de Saúde e o Ministério Público.

Fica registrado o agradecimento da categoria ao presidente do Sindicato Regional, na pessoa de Francisco Herivaldo, pelo relevante apoio. Também a secretária de saúde Suênia Darla, em face do acordo que firmado a promotoria.


Dr. Everton Costa, prefeito de Trindade

A coordenação geral da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, na pessoa de Samuel Camêlo, lamenta a situação descrita nesta matéria - que está sendo divulgada para todo o Brasil. “Somos conscientes da responsabilidade que o prefeito Dr. Everton Costa (PR) geralmente tem assumido com os agentes comunitários de sua cidade. Em diversas ocasiões fizemos a publicidade de posicionamentos positivos, assumidos por ele, em benefício da citada categoria. Contudo, o que foi descrito aqui, em muito nos entristece. Não temos o prazer em noticiar situações em que os direitos dos trabalhadores estão sendo negligenciados e esperamos ter o prazer de retomar a imagem positiva que possuíamos sobre a gestão do Dr. Everton. Creio que ele sabe como administrar essa situação e estabelecer uma nova realidade para todos os Agentes Comunitários de Trindade. Estaremos aguardando o desfeche dessa situação e, sinceramente, torcemos para que a gestão estabeleça a comunicação com esses profissionais que tem sido o coração da Atenção Primária. Prefeito Everton, não esqueça que os agentes de saúde estão todos os dias nas casas de seu eleitorados. A satisfação deles certamente será de grande importância para os seus interesses nas eleições de 2016. Portanto, busque estabelecer uma parceria, ao invés de colaborar com uma situação delicada como a que foi descrita aqui!” Concluiu, Samuel Camêlo.

Outras imagem:



Sim, Juntos Somos Mais Fortes!



É nas ruas que os ACS tentam reagem aos abusos impostos pelos gestores omissos








 










 Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br