terça-feira, 12 de agosto de 2014

Agentes Comunitários integram Programa Antitabagismo em Jateí.

No município de Jateí a equipe do Programa Antitabagismo, na manhã desta terça-feira (29) em solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, entregou os certificados à ex-fumantes participantes do programa. Coordenado pela psicóloga Janine Uchida, o programa conta com o apoio das equipes de saúde da família (PSF), tais como: enfermeiras, médicos, psicóloga, agentes comunitários de saúde, nutricionista, farmacêutica e fisioterapeuta, com respaldo do prefeito Arilson Targino.


O grupo de Controle e Combate ao Tabagismo com muita descontração, em confraternização comemorando a grande vitória dos participantes, concedeu a entrega de certificados a cinco ex-fumantes que durante cinco meses de tratamento com o intuito de abandonar a dependência, teve a conquista há quatro meses em abstinência ao fumo. Considerado muito satisfatório, uma estimativa para o município de 70% de aproveitamento com total sucesso.

A coordenadora do programa, Psicóloga Janine Uchida, na ocasião ressaltou que muitas pessoas desejam parar de fumar, mas são poucas que conseguem, pois exige muita força de vontade e dedicação, sendo que em Jateí fazendo parte deste grupo apenas três desistiram. O programa visando transformá-los em agentes multiplicadores no combate ao fumo consistiu em conscientizá-los dos malefícios do tabagismo, proporcionando o tratamento através de encontros semanais, onde foi feito o acompanhamento psicológico e uso das medicações (quando necessário). "Estão todos de parabéns, é uma verdadeira conquista, pois sabemos que não é fácil, mas peço que continuem nesta luta diária" diz a coordenadora, reforçando os agradecimentos a sua equipe de trabalho, e se colocando a disposição dos pacientes.

O Secretário de Saúde Geberson Alves que esteve durante a solenidade, parabenizou a dedicação e força de vontade dos participantes, ressaltando que ambos estão sendo exemplos para a família, pois além do contexto social, auxilia para saúde pública, evitando transtornos futuros. "O importante é visar à prevenção, pois é melhor fazer ações preventivas do que encaminhar pacientes para tratamento de saúde" garante o secretário. O Programa terá continuidade já com um novo grupo formado, mas caso haja fumante que deseja parar, procure um agente de saúde ou na Clínica de Atendimento Municipal Multidisciplinar e se informe sobre o programa.







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.fatimanews.com.br