sábado, 30 de agosto de 2014

EXCLUSIVO: Entrevista com o Dr. Fabiano Rodrigues, Secretário de Saúde que tem defendido os direitos dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias

EXCLUSIVO: Entrevista com o Secretário de Saúde do município de Medeiros Neto/BA, Dr. Fabiano Rodrigues.

Veja também:

O Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, ferramenta interativa que tem dado visibilidade nacional a luta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil (mais de 323 mil trabalhadores, dos quais, quase 260 mil são agentes comunitários e 63 mil são agentes de endemias), administrado pela MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, hoje, apresentará a entrevista feita com o Secretário de Saúde do município de Medeiros Neto/BA, o enfermeiro Fabiano Rodrigues, em face do pagamento do “Piso Salarial Nacional” da categoria e ainda, uma acréscimo que estabelece um bruto no valor de R$ 1.376,00 + 45% que será pago em gratificação ( PMAQ), a ser pago em dezembro/2014.

Jornal dos Agentes de Saúde: Sr. Secretário Fabiano Rodrigues, desejamos conhecer um pouco de seu perfil, de sua trajetória até o momento em que o sr. assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Medeiros Neto/BA.

Secretário Fabiano Rodrigues: Sou militante da Saúde Pública desde o ano de 1997, iniciando minha trajetória profissional no Hospital Beneficência Portuguesa de Teresópolis no Estado do Rio de Janeiro. No ano de 2001 iniciei minha formação acadêmica no Centro Universitário Serra dos Órgãos de Teresópolis. Durante este período fui presidente do Diretório Acadêmico da Cadeira de Enfermagem e representei o Conselho Municipal de Saúde durante longos anos. Em 2005 no município de Nova Viçosa Estado da Bahia atuando como enfermeiro de PSF e logo assumi a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e neste mesmo ano fui docente da Faculdade de Teixeira de Freitas nas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde e Tanatologia. Fui instrutor do curso de formação técnica de Agentes Comunitários de Saúde. Já em 2011 assumi a chefia do Departamento de Saúde do município de Mucuri/BA e em janeiro de 2013 assumi a Secretaria Municipal de Saúde de Medeiros Neto/BA.

Jornal dos Agentes de Saúde: Qual a sua visão sobre a importância do trabalho do Agente Comunitário e do Agente de Combate às Endemias?

Secretário Fabiano Rodrigues: Vejo estas categorias como precursoras de uma Saúde Pública com mais dignidade e eficiência. Um exemplo claro do trabalho do ACS em todo território nacional é a diminuição dos indicadores de saúde, antes vergonhoso para o Brasil. Após a implantação do PACS os resultados falam por si só. Quanto ao trabalho dos Agentes de Combate às Endemias vou citar um exemplo que é conhecido por todos: as epidemias já vivenciadas em nosso país. O efetivo trabalho desses companheiros reflete em vidas sendo salvas. Ambos são profissionais da área de saúde de fundamental importância e devem ser entendidos e respeitados por todos.

Jornal dos Agentes de Saúde
: Secretário Fabiano Rodrigues, identificamos que o sr. trata os agentes de saúde de Medeiros Neto/BA de forma diferenciada de outros secretários com os quais já tivemos contato, ou seja, identificamos que existe um espécie de estima prática ao trabalho que esses profissionais desenvolvem. É isto mesmo ou estamos equivocados?

Secretário Fabiano Rodrigues: Na verdade trato estes profissionais como membro da equipe multidisciplinar da saúde. Sempre os vi assim. O que me fascina nestes trabalhos, quando executados de forma técnica e ética, é que se podem modificar os determinantes de saúde/doença de uma comunidade, de fato esta é a utilidade das categorias. O meu tratamento como gestor da saúde é um tratamento pautado no respeito mútuo e na valorização destes profissionais como seres humanos dignos que vem a somar para o bom desenvolvimento da saúde em nosso município.

Jornal dos Agentes de Saúde: Como tem sido a relação do prefeito Nilson Costa (PSB/BA) com a categoria dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias?

Secretário Fabiano Rodrigues: O prefeito Nilson Costa tem dado todo o apoio necessário para que a Gestão da Saúde alcance êxitos em suas ações. Quanto aos profissionais ACS/ACE, ele os vê como integrantes da equipe de saúde. Como é de seu perfil, ele não faz acepção de categoria. Tem sido meu baluarte nesta caminhada. Quando levo até ele assuntos pertinentes a saúde, como por exemplo, a Lei de criação do “Piso Salarial” do ACS/ACE que tem trazido grandes polêmicas em todo o Brasil a resposta que o prefeito Nilson Costa teve frente a este assunto foi a seguinte:

“É preciso que o Brasil crie Leis que valorizem os profissionais de saúde como foi feito com os Agentes Comunitários”. Sinto muito orgulho em fazer parte da gestão do Sr. Nilson, pois o mesmo tem olhar empreendedor e respeito pelos profissionais de saúde, tratando-os sempre com igualdade.

Jornal dos Agentes de Saúde: A Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Medeiros Neto/BA, recentemente manifestou gratidão ao prefeito Nilson Costa, em consequência da regulamentação da Lei 12.994/2014, que trata do “Piso Nacional.” Essa relação entre gestor e representante da categoria sempre foi amistosa?

Secretário Fabiano Rodrigues: Na verdade não. A os ACS/ACE, durante muitos anos foram tratados de forma excludentes por outras gestões, onde suas vozes eram abafadas pelo simples fato de quererem ouvir e muitas vezes respeitar os mesmos. Em 2013 assumimos uma gestão com as categorias totalmente desmotivadas e desacreditadas no que se referia a gestão. Eu, juntamente como prefeito Nilson Costa, tive este desafio, mas foi vencido. Prova disso foi a manifestação de agradecimento a gestão, que para nós foi uma atitude ética e responsável destes profissionais.

Jornal dos Agentes de Saúde: Fora a garantia dos direitos sugeridos pela lei 12.994/2014, quais os direitos que a gestão do prefeito Nilson Costa tem garantido aos agentes de saúde?

Secretário Fabiano Rodrigues: Hoje em nosso município garantimos o repasse do piso integral conforme preconiza a Lei para os profissionais que estão em conformidade com a mesma e um abono de 50% do salário mínimo que antes era negligenciado e hoje este benefício de fato é uma realidade. Também todos os Agentes Comunitários de Saúde participam do prêmio de valorização do PMAQ que será repassado 45% do valor recebido para todos os profissionais de saúde participantes e nestes inclui os ACS.

Jornal dos Agentes de Saúde: A MNAS – Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde está lançando uma campanha nacional em prol da proposta de 30 horas semanais para os ACS e ACE, sob a máxima de que tal carga horária não apenas garante uma vida com mais qualidade aos trabalhadores, mas, também, assegura um trabalho mais eficiente aos comunitários, usuários da Atenção Primária. Qual a opinião de sua gestão sobre esse tema?

Secretário Fabiano Rodrigues: Existem em minha concepção algumas divergências. Sou a favor totalmente de valorização dos profissionais. Quanto ao quesito carga horária, vejo que pelo número de famílias que cada Agente tem a responsabilidade de acompanhar, seja através de visitas domiciliares ou através de atividades de educação em saúde junto a sua comunidade, que é de fundamental importância nos determinantes de saúde/doença do território. No meu ponto de vista o que se pode ser de fato efetivado é um cronograma de atividades divididas nas 40 horas semanais e que tenha utilidade junto as famílias. O que não se pode pensar é na redução de carga horária simplesmente por reduzir. O que temos que ter em mente que esta atividade é indispensável para a comunidade, quando exercida com ética e responsabilidade. Não vejo em reduzir que trará benefícios para a categoria. Como gestor não sou favorável à redução de carga horária e sim de valorização do profissional.

Jornal dos Agentes de Saúde: A MNAS tem defendido a importância da categoria de agentes de saúde realizarem a II e III etapas formativas do curso técnico (CTACS). Qual a sua opinião sobre a possibilidade de dá uma capacitação técnica a esses profissionais?

Secretário Fabiano Rodrigues: De fato, é imprescindível, pois esta formação beneficiará os profissionais, a equipe e a comunidade. Porque somente desta forma poderemos ter um planejamento eficaz de atuação destes profissionais com o objetivo de alcançar o que se propõe em seu trabalho. Conhecimento teórico aplicado na prática com ética e responsabilidade tende a dar excelentes frutos. Digo isso no quesito da saúde, pois efetivamente vamos ter a oportunidade de trabalhar uma política pública de prevenção capaz de revolucionar a Saúde Pública do Brasil.

Jornal dos Agentes de Saúde: Secretário Fabiano qual a sua mensagem para os agentes de saúde de Medeiros Neto, da Bahia e do Brasil?

Secretário Fabiano Rodrigues: Vou utilizar uma frase muito escutada nos últimos dias que é: “Não vou desistir do Brasil”, trazendo para o nosso campo de atuação o desejo de que os ACS e ACE do município de Medeiros Neto e de todo o Brasil, não desistam da Saúde Pública, que não desistam dos seus ideais e que priorizem o ser humano como principal motivação do seu trabalho, pois para que possamos ter um país, um estado e uma cidade menos desigual, podemos dar a nossa contribuição e ir muito além. Por isso peço para que não desistam. Vamos dar as mãos e juntos construir uma sociedade mais justa e saudável. Fica aqui o meu abraço para todos os ACS e ACE do nosso Brasil e que para mim é um prazer poder compartilhar de nossas vitórias.

 Jornal dos Agentes de Saúde: Caro sr. Secretário Fabiano, em nome de todos coordenadores que fazem a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, responsável pela administração do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil, desejamos que essa parceria, entre a gestão do ilustre prefeito Nilson Costa, sob a seu comando frente a Secretaria de Saúde, e os Agentes Comunitário e dos Agentes de Combate às Endemias de Medeiros Neto/BA dure por longos anos!


Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br