quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mobilização Nacional terá coordenadores em todos os estados do Brasil



A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde  terá novos reforços nos estados. Já a partir do início do próximo mês, alguns estados brasileiros irão contar com a integração de novos Coordenadores Municipais e Estaduais. O processo de seleção está sendo realizado de forma criteriosa pela coordenação geral da entidade. A perspectiva é que as Mobilizações administradas pela MNAS tenham maior potencial com a centralização da administração. Mas, quem são esses novos líderes e o que é esperado deles? Segundo Samuel Camêlo, coordenador nacional da mobilização, cada novo Coordenador está sendo criteriosamente analisado e o maior peso na seleção está sob o perfil dos candidatos. Além da importância de ter um histórico de liderança, os candidatos precisam ter comprometimento legítimo com a categoria de Agentes Comunitários e de Combate às Endemias, além do fator relacionado a disciplina hierárquica, um dos fundamentos primordiais da MNAS.

 A MNAS a quase 10 anos tem traqbalhado na fundação de sindicatos dos ACS/ACE por todo o Brasil

Integrar as fileiras da MNAS deve ser considerado algo honroso, afinal, não é todo dia que alguém tem a oportunidade de fazer parte de uma entidade legitimamente social, alicerçada nos moldes dos movimentos sociais que foram responsáveis pela “construção da historiografia brasileira,” comentou Samuel Camêlo.

A MNAS surgiu em 2004, no Recife/PE, fundada pelo empreendedor social Samuel Camêlo como uma organização social formada por voluntários de diversos municípios do Brasil. Ela foi responsável pelo desenvolvimento de diversas ferramentas interativas voltadas aos agentes de saúde (ACS e ACE), numa época que não existia absolutamente nada, voltado a essa categoria. Criamos o primeiro site do país dedicado exclusivamente  aos agentes de saúde. A finalidade era estabelecer visibilidade nacional para o movimento de desprecarização do trabalho dos agentes. A MNAS teve o seu trabalho reconhecido por diversas instituições, inclusive, com moção em uma das prefeituras do estado de São Paulo. Ela também foi responsável pela fundação de vários sindicatos nos mais diversos recantos do país. Intensificamos a mobilização nacional para sensibilizar os parlamentares em Brasília com a finalidade de alcançar os objetivos pretendidos. A MNAS é a única instituição a nível nacional que vem dando visibilidade ao jogo sujo, impetrado pelos parlamentares, contra os trabalhadores. A  luta pelo estabelecimento da EC 51, juntamente com outras instituições e forças políticas é um exemplo do resultado do somatório dessas forças conjuntas. Em outubro de 2005, a MNAS laborou fortemente no incentivo da presença dos agentes de saúde de vários estados, na grande caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Culminando no ato público em frente ao Congresso Nacional, resultando na Lei Federal 11.350/2006. Entre muitas outras atuações da Mobilização Nacional.

 
Além da participação dos ACS/ACE nas manifestações pela sanção do Repasse Nacional, outros apoios também foram integrados...

Recentemente a MNAS lançou a campanha #SancionaDilma e o 1º #Ocupe à FanPage da presidente Dilma, com a finalidade de garantir a sanção do Repasse Integral dos recursos federais repassados aos municípios. Nunca, em toda a história da Saúde Pública Brasileira se viu tamanha Mobilização nas redes sociais.


Agora, esperamos que a categoria de ACS/ACE seja fortalecida com referências regionalizadas!

Juntos, Somos Mais Fortes! 

Veja outras fotos (#SancionaDilma e o 1º #Ocupe) do movimento comandado pela MNAS e que tomou as redes sociais:










Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br