quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fundação Abrinq lança cartilhas tendo os Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis.

Fundação Abrinq lança cartilhas sobre hábitos alimentares saudáveis em Sítio Novo do Tocantins

Saiba mais sobre:

Nos últimos anos, o Brasil tem visto sua população, inclusive suas crianças, passar por um processo conhecido como transição nutricional: os casos de sobrepeso e obesidade vêm aumentando de forma acelerada enquanto os casos de desnutrição vêm diminuindo. Apesar dessa tendência, a desnutrição continua sendo uma das causas da mortalidade infantil e na infância, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Diante desse cenário, a Fundação Abrinq – Save the Children
desenvolveu o projeto “Hábitos Alimentares Saudáveis no Norte e Nordeste”, cujo objetivo é o de contribuir para a saúde e a nutrição de crianças de 0 a 5 anos residentes em 16 municípios de três estados (Maranhão, Pará e Tocantins).

Com essa experiência de campo finalizada, a Fundação Abrinq lança as cartilhas “O Agente Comunitário de Saúde na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis” e “O Professor na Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis”para auxiliar os agentes comunitários de saúde e os professores da Educação Infantil a desenvolverem seu trabalho de forma mais aprimorada e promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças de 0 a 5 anos e suas famílias.

As publicações serão lançadas em evento, que acontecerá na próxima quinta-feira dia 31/7, às 14h, na Feira Coberta, Avenida 31 de março, em Sítio Novo do Tocantins/TO, e contará com a palestra “Alimentação adequada e segurança alimentar e nutricional: como e por que os municípios devem garantir esses direitos para suas crianças?”, ministrada pela professora mestre Deysianne Costa das Chagas, consultora do projeto e uma das autoras das cartilhas. A palestra será sucedida por uma dinâmica sobre segurança alimentar e nutricional e pela entrega das cartilhas para os agentes comunitários de saúde e dos professores da Educação Infantil que estiverem presentes.

 O Projeto

Tem como objetivo contribuir com a saúde e a nutrição das crianças de 0 a 5 anos em 10 municípios das regiões Norte e Nordeste, com alta incidência de desnutrição, promovendo hábitos alimentares saudáveis em crianças de creches e pré-escolas e a valorização de alimentos regionais na alimentação infantil.

Resultados em 2013

7.878 crianças de 0 a 5 anos participantes

808 pais participantes

118 cozinheiras e merendeiras capacitadas

236 profissionais da saúde capacitados

32 membros de Conselhos Alimentares Escolares (CAE) capacitados

301 professores da Educação Infantil capacitados

1.450.000 pessoas tiveram acesso à campanha de rádio que abordou os temas saúde materna e sobrevivência da criança.

Sobre a Fundação Abrinq

Criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Desde 2010 é representante da Save the Children no Brasil e com esta parceria foi capaz de potencializar sua ação na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. A organização possui escritórios em São Paulo (SP), Recife (PE) e Petrolina (PE) e os seus programas estão organizados em quatro eixos: educação, emergência, proteção, saúde. 




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: conexaoto.com.br