terça-feira, 1 de julho de 2014

Câmara aprova criação de carreira de agente comunitário

Prefeito de Curitiba, Gustavo Bonato Fruet

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta terça-feira (24), em segunda discussão, a mensagem da Prefeitura que solicita a criação de 1 mil vagas no serviço público para agentes comunitários de saúde e 200 vagas para agentes de combate às endemias.

Saiba mais sobre este tema acessando:
Não temos um Piso Salarial Nacional, temos um REPASSE integral do Governo Federal
Lei Federal 12.994/2014 - Que garante o "Piso Nacional" (Repasse do Governo Federal.

Atualmente, esses profissionais são contratados em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) por intermédio do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Com a aprovação dos vereadores, o projeto segue para a sanção.

A partir disso, as secretarias de Saúde e de Recursos Humanos vão elaborar o edital para concurso público. Os aprovados no concurso serão contratados como servidores públicos municipais, com carga horária de 40 horas semanais, salário inicial de R$ 1.100,00 e estabilidade funcional. “Os agentes são profissionais de grande importância para a saúde pública. São eles que têm o acesso direto à população e fazem o canal com as unidades de saúde e os profissionais da rede. Eles conhecem os moradores e sabem quais são as necessidades de cada comunidade”, disse o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.

Massuda explica que a transformação desses profissionais em servidores de carreira da Prefeitura de Curitiba é um reconhecimento histórico e que garante os direitos desses trabalhadores, além de ser uma resposta à demanda do Ministério Público, que, em 2006, determinou a necessidade de criação desses empregos públicos no quadro da administração municipal.

 




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: bemparana