sexta-feira, 20 de junho de 2014

PQAVS - Anchieta cumpre metas estabelecidas no primeiro quadrimestre


O Município de Anchieta está entre os melhores do Brasil em atendimento à Saúde. Os fatores que indicam esta posição de destaque são os indicadores do Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), do Ministério da Saúde. O PQAVS divulgou o resultado das metas do primeiro quadrimestre de 2014, onde Anchieta aparece com todas as metas alcançadas.

De acordo com os indicadores, os sistemas de informações sobre mortalidade e nascimentos vivos foram completamente alimentados conforme orientação do Programa.

A avaliação de metas do PQAVS apontou, também, que o setor de Vigilância Epidemiológica alcançou 100% da cobertura vacinal do calendário básico infantil.

Anchieta cumpriu ainda o estabelecido em vigilância da água, no que tange o número de análises para estabelecer o parâmetro de coliformes totais e na prevenção e erradicação da dengue, com quatro ciclos de visitas domiciliares no quadrimestre, número pactuado pelo Ministério da Saúde.

Na Vigilância Epidemiológica, os trabalhos de atendimento e prevenção em males como hanseníase e tuberculose ultrapassaram o mínimo estipulado pelo PQAVS, que é 80%.

Os resultados também foram positivos no combate à sífilis neonatal, onde cada gestante realizou pelo menos dois testes e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em que os testes de HIV foram aumentados em 19,5%, quando o pactuado pelo programa é de 15%.

O Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) cumpriu todas as metas de notificações de agravos e doenças relacionadas ao trabalho.

O que é o PQAVS

O programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde, criado através da Portaria nº 1.378, do Ministério da Saúde, em 9 de julho de 2013, regulamenta as responsabilidades e define diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Segundo o texto, a Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à área. Visa o planejamento e a implementação de medidas públicas para a proteção, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde da população. 

A portaria estabelece como diretrizes do Programa o processo contínuo e progressivo de melhoria das ações de vigilância em saúde que envolva a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados; a gestão baseada em compromissos e resultados, expressos em metas de indicadores pactuados. 


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28)3536-1785
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com


 Fale Conosco!Twitter Facebook LinkEdin Youtube Gtalk: samuelcamel@gmail.com Skype: samuelcamelo     




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.anchieta.es.gov.br

Agentes Comunitários de Saúde de Caruaru aprovam novo valor de PMAQ

Agentes Comunitários e de Combate às Endemias lotam a Câmara de Caruaru para garantir novo valor do PMAQ Ontem, quinta-feira (26), os ...