segunda-feira, 9 de junho de 2014

Enfermeiros protestam em visita do ministro da Saúde ao Recife


Manifestação em face da visita do ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT-SP)  ao Recife

O ministro da Saúde, Arthur Chioro (PT-SP), teve a sua visita ao Recife, nesta segunda-feira (9), surpreendida por um protesto de aproximadamente 30 enfermeiros. Os profissionais aproveitaram a participação do petista em seminário sobre o Programa Mais Médicos na capital pernambucana para reivindicar posicionamento sobre o Projeto de Lei 2295/00, em tramitação na Câmara dos Deputados. Os manifestantes defendem que uma atitude do ministro poderia incentivar a bancada governista na colocação em pauta do PL, que prevê carga horária semanal da 30 horas de trabalho para a categoria.

Em resposta ao ato, iniciado no fim da sua visita de cerca de duas horas ao Recife, Chioro afirmou que a aprovação do projeto teria um impacto de cerca de R$ 25 bilhões. Entre os problemas levantados pelo ministro, estão a jornada de trabalho das unidades de saúde da família, estruturadas em 40 horas semanais, e os plantões, esquema seguido por muitos profissionais da área. “Então, temos uma série de questões que precisam ser aprofundadas”, argumentou.


Profissionais da enfermagem pedem aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que garante as 30 horas semanais.
Para ele, a questão deve ser definida entre as diversas partes afetadas pelo Projeto de Lei, desde os próprios enfermeiros aos secretários municipais de Saúde de todo o País e os representantes do setor privado. “De onde vai sair o recurso? É essa a pergunta”, disse. “Quando a gente lida com uma matéria como essa, não dá simplesmente para dizer: Aprova e põe a conta para alguém pagar”, concluiu.





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Blog do Jamildo com adaptação da MONAENF