quinta-feira, 26 de junho de 2014

Direto da Africa: Agentes comunitárias de saúde no Huambo fundamentais no combate as grandes endemias

Huambo (província de Angola) - Os agentes comunitários de saúde estão a desempenhar, no município do Huambo, um papel fundamental no combate as grandes endemias, através do diagnóstico de enfermidades e acompanhamento dos doentes.

Saiba mais sobre este tema acessando:


O reconhecimento é da chefe da repartição municipal da Saúde, Elsa Cassinela Coimbra, quando intervinha na quarta-feira, na cerimónia de entrega de bicicletas e meios técnicos a um grupo de agentes comunitários.

A responsável admitiu que os mesmos jogam um papel importante no alcance dos desafios preconizados pelo governo, no âmbito do combate as grandes endemias.

Um agente comunitário de saúde, de acordo com Elsa Cassinela, serve de ligação entre as comunidades, os profissionais e os serviços de saúde.

“Eles ajudam a fazer o cadastramento dos casos de várias doenças nas comunidades, por estarem directamente ligados as populações, e fazem chegar os doentes às unidades hospitalares, para merecerem o devido tratamento”, disse.

A chefe da repartição de Saúde no Huambo realçou que os agentes comunitárias têm colaborado, igualmente, na sensibilização das populações nas suas áreas de jurisdição, visando a prevenção das doenças e promoção da saúde.

Além das bicicletas, os 80 agentes receberam material sanitário, para melhor assistirem os doentes, pastas para carregarem os seus objectos de trabalho, botas e capas para uso na época chuvosa.






Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: portalangop.co.ao