sábado, 10 de maio de 2014

Presidente do Senado garante apoio ao Piso Nacional dos Agentes de Saúde

O presidente do Senado, Renan Calheiros, garantiu apoio aos Agentes de Saúde

Agora o Piso Salarial Nacional dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) terá que passar pela votação no Senado Federal. O presidente da casa, Renan Calheiros, afirmou que votará favoravelmente ao PL 7495/06.

O Piso dos Agentes de Saúde foi aprovado na câmara dos deputado no (07 de maio de 2014) e segue para um novo contexto ainda mais complexo. Divulga-se que a responsabilidade do projeto está nas mãos do senador Eduardo Amorim e que ele será interlocutor entre o governo e os Agentes de Saúde, contudo, a realidade é ímpar, ou seja, a proposta do Piso Nacional continua nas mãos dos próprios agentes de saúde.

Com a aprovação da Câmara Federal abriu-se a possibilidade de ampliar a possibilidade de aprovação do projeto no Senado, porém, a MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde orienta para que a categoria de ACS/ACE seja bastante cautelosa e que seja considerado que já tivemos diversos momento semelhantes e não passamos de suposta pretensão. "Em ano eleitoral, não podemos nos descuidar, como ocorreu em diversos momentos. É preciso que estejamos convictos da realidade a cada passo. Caso ocorra sinalização de boicote ao Piso Nacional, precisaremos sistematizar as nossas ações e fortalecer a nossa luta. Para tal, não precisamos ir à Brasília, antes pelo contrário, necessitamos fortalecer a militância na base eleitoral dos parlamentares. Podemos traduzir isto como focar as manifestações nos municípios e nas capitais, como fizemos no ano passado. Vamos focar nas assembleias legislativa e câmara de vereadores, concluiu Samuel Camêlo, coordenador nacional da MNAS.


 Atualmente o perfil da MNAS no Twitter conta com quase 20.000 seguidores

No último fim de semana a MNAS enviou tweeter ao presidente Senado sobre o seu posicionamento e articulação para aprovação do PL 7495/06.

O presidente Renan Calheiros garantiu que iria votar no projeto,  assim que houve uma definição da Câmara dos Deputados. “Nós, aqui no Senado, faremos um esforço para votarmos o Projeto na semana seguinte da apreciação na Câmara dos Deputados. Este é o nosso compromisso,” garantiu o pmdbista. Se ele cumprir o que afirmou, a votação do Piso Nacional pode ocorre ainda nesta semana.


Vibração com a aprovação do Projeto do Piso Nacional na Câmara

 
O primeiro passo foi dado. Ainda não temos uma definição terminativa. 





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br