domingo, 4 de maio de 2014

Prefeito Baixa o próprio salário e aumenta dos Agentes de Saúde

 "Valorizar mais muito além de reconhecimento formal, implica em melhorar a qualidade de vida do trabalhador. Melhorar o salário está incluso nessa perspectiva," Samuel Camelo.

Mais um prefeito mostra que é possível garantir melhores salários aos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias. Desta vez o exemplo veio do Prefeito de Cruz do Espírito Santo (PB). Ele reduziu o próprio salário e  garantiu aumentando dos Agentes de Saúde.

Na última terça-feira, 29 de Abril de 2014, foi aprovado na Câmara municipal de Cruz do Espírito Santo, o projeto de lei que eleva o salário base dos Agentes de Saúde para R$ 1.014,00, mais 20% de insalubridade e o quinquênio. Na mesma sessão o Prefeito Pedro Gomes Pereira, coloca em votação um projeto que reduziu o seu salário e dos secretários.

Na verdade, o que está sendo praticado é a garantia do repasse integral dos valores repassados pelo Ministério da Saúde. Há mérito da gestão municipal, por tal ato? A direção da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde diz que há, em relação ao cumprimento do que é administrativamente correto e necessário para o melhor funcionamento da "máquina pública." Os ACS/ACE não servidores federais para que apenas o governo federal assuma o seu custeio. Este, é de responsabilidade das três esferas governamentais.

O prefeito decretou a redução do próprio salário, do vice-prefeito, secretários municipais, secretários adjuntos, diretores de departamento e outras funções gratificadas com a finalidade de reduzir a crise financeira enfrentada pelo Município.

“Tendo em vista as dificuldades que nós temos enfrentado, principalmente na questão da folha de pagamento, entendemos que para reduzir esses custos, temos que começar por cima. Por isso baixei um decreto ontem reduzindo o meu salário, do vice-prefeito, secretários, subsecretários e todos os funcionários do primeiro escalão para que a gente possa tentar adequar a folha às condições de hoje”, afirmou o prefeito, em declaração ao Portal Correio.

Para o sindicalista Severino dos Santos Silva, o prefeito acaba de realizar um acordo feito ao sindicato (SINDACSACEN) no inicio de seu mandato, em 2012.




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br