sexta-feira, 30 de maio de 2014

Greve dos Agentes de Saúde de Natal/RN chega ao fim

http://1.bp.blogspot.com/-QR5uw9Q4tr8/U4R1aJNvveI/AAAAAAAAMN0/3SZaJZg7WxA/s1600/DSCN8060.JPG
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias, se reuniram em assembleia na tarde desta segunda feira (26-05), para avaliar a proposta final da Prefeitura de Natal-RN, enviada ao SINDAS, logo após reunião na SEMPLA ocorrida na última sexta feira.

Pela proposta a Prefeitura concordou em dar o reajuste de 5,68% sem utilizar a VICT, que já está no contracheque como vantagem pecuniária correspondente a antiga produtividade.

Em relação a gratificação para os ACE e ACS, a Prefeitura manteve a proposta da gratificação de R$ 150,00, com a condição de discutir reajuste após implementação do piso Salarial Nacional da categoria aprovado na Câmara e no Senado Federal. Ainda sobre a gratificação será viabilizado o desconto sobre as gratificações, com isso, o servidor poderá levar a vantagem para aposentadoria.

http://2.bp.blogspot.com/-vCl2czgexjM/U4R35ebbMAI/AAAAAAAAMOA/5ci5GY4feNs/s1600/DSCN8063+(1).JPG
Depois de um amplo debate, a categoria propôs sair da greve, aceitando o reajuste de 5,68% e a gratificação de R$ 150,00, com a condição de ninguém ter descontado os dias parados e nem ser descontado o auxílio alimentação, uma vez que, além do reajuste e da gratificação estarem a quem do que merecíamos, não será aceito descontar alguma vantagem.

Mais uma vez a categoria sai vitoriosa de mais uma greve, por que uma vez implantada a gratificação, mesmo que o valor não seja o que gostaríamos, é mais fácil discutir reajuste do que criar a gratificação. Sabemos que muitos irão criticar a categoria por aceitar esse valor, mas se não aceitássemos a proposta de outro sindicato, era usar os recursos que irão custear nossa gratificação para criar gratificação para outros servidores da saúde e para reajustar o valor de quem já recebe.

A maioria da categoria tem mais de 15 anos de serviço, e sempre trabalhou sem nada a mais. Sabemos que sempre existiu os repasses do Ministério da Saúde e a gratificação do PSF, mas nem por isso os agentes nunca receberam nada de gratificação, seja ela pequena ou grande. Nenhum sindicato conseguiu o que conseguimos, mas mesmo assim, falam pelos cotovelos querendo induzir a categoria ao sentimento de derrota, mas pelo contrário é a única categoria da Prefeitura de Natal que só acumula vitorias, por sabe a hora de entrar numa greve e sabe a hora de dar um passo atrás para avançar mais adiante.

Clique nas fotos para ampliá-las!







Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: SINDAS-RN