sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Primeira e a mais recente Páscoa...


A Páscoa, tem o seu primeiro registro na Bíblica, no Antigo Testamento, precisamente no livro Êxodo. Independentemente da fé (ou falta dela) que cada um tenha, é uma história muito interessante – tanto que vários filmes e até desenhos animados foram nela baseados.

Pessach (Páscoa em hebraico, ou seja, passagem), é o nome do sacrifício executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a festa dos pães ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo.

De acordo com a tradição, a primeira celebração de Páscoa ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Bíblia, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebreia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.

Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo.
Como recordação desta liberação, e do castigo de Deus sobre Faraó foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Páscoa.

A Páscoa Cristã passou a ser feita em alusão a chamada última ceia do Senhor Jesus Cristo, celebrada durante a Páscoa Judaica. Diante de tal fato, todos os cristão celebram a Páscoa.

BOA PÁSCOA OU PESSACH PARA TODOS!





Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br