domingo, 9 de março de 2014

Prefeito assina regularização trabalhista de 743 agentes de saúde


 Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assina nesta segunda-feira (10) a regularização da situação trabalhista de 743 agentes comunitários de saúde e agentes de saúde ambiental, que fazem parte da gestão municipal desde o ano de 2003.

O ato, que será realizado a partir das 9h no auditório principal da Estação Cabo Branco, representa a garantia de direitos destes profissionais, que passarão a ter um vínculo efetivo com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Esta é uma luta histórica destas categorias, que abracei desde o início, quando estes servidores foram perseguidos, humilhados e ameaçados de demissão”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.

“O que vamos oferecer é mais que o cumprimento de uma promessa de campanha, é a concretização de um compromisso histórico que assumimos com estes servidores. Vamos assegurar a estabilidade profissional e, acima de tudo, garantir que pais e mães de família durmam tranquilos sem jamais correr o risco de perderem os seus empregos sumariamente”, complementou.

Os agentes passarão a trabalhar com carteira assinada, sob o regime celetista. O ato vai garantir uma série de direitos, como FGTS, 13º e férias.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, os direitos serão garantidos às categorias dos 451 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos 292 Agentes de Saúde Ambiental (ASA), que deixarão de ter um vínculo precário com o Município e passarão a trabalhar com segurança profissional.

“A conquista foi objeto de discussão intensa da mesa de negociação do SUS em 2013 e que terminou em uma grande vitória para as categorias. Este é um processo que tramitava judicialmente e uma grande injustiça que o Poder Público vinha cometendo com os servidores, erro que o prefeito Luciano Cartaxo está tendo a coragem de reparar”, destacou o secretário.

Histórico – Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Saúde Ambiental foram incorporados à Administração Municipal de forma precária ao longo dos anos. Isso ocorreu pelo fato de a função exigir um vínculo territorial dos profissionais, o que significa que apenas pessoas integradas à comunidade estariam aptas a exercê-las, o que inviabilizava a realização de concursos públicos.

Incorporados ao quadro da Prefeitura de João Pessoa por meio de uma seleção simplificada, e não de concurso público, estes profissionais acabaram ficando em permanente situação de insegurança profissional, com seus contratos sendo questionados e ameaçados pelas gestões seguintes.

Com a regularização destes vínculos, o prefeito Luciano Cartaxo resolve este problema histórico e garante a estabilidade dos servidores, que, a partir de agora, só podem ser demitidos por meio da abertura de um processo administrativo disciplinar.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Da Redação com Secom/JP

O seu Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil agradece pelos 7.000.000 de consultas

Em 2013, quando uma postagem do Jornal, versão Facebook, atingiu 1.480.000 (um milhão, quatrocentos e oitenta mil) acessos ficou evidente...