sexta-feira, 28 de março de 2014

Atualização para Agentes de Combate às Endemias

A capacitação prevê a discussão sobre a estrutura e a organização do setor de 
Vigilância em Saúde nos municípios

Iniciou na manhã dessa quinta-feira, 27, o Curso de Atualização para Agentes de Combate às Endemias. A ação é voltada para 510 profissionais que atuam no combate às Endemias nos 75 municípios sergipanos. O curso livre está sendo executado pela Escola Técnica em Saúde do SUS (ETSUS/SE), através da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), com o objetivo de qualificar a atuação dos agentes

A capacitação prevê a discussão sobre a estrutura e a organização do setor de Vigilância em Saúde nos municípios como forma de debater e contextualizar a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão abordados os conceitos básicos para ação no território, o referenciamento geográfico, os sistemas de informações em saúde, ética profissional; processos de trabalho; e as especificidades da atuação na área de Vigilância em Saúde, explica a responsável técnica pelo curso, Noely Santana.

A qualificação tem carga-horária de 40 horas, está dividida em 23 turmas e acontecerá de modo descentralizado nas Regionais de Saúde. As cinco primeiras turmas são formadas por profissionais atuantes na Grande Aracaju, compreendida pelo municípios de São Cristóvão, Laranjeiras, Itaporanga D´Ajuda, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Divina Pastora, Santana Rosa de Lima e Aracaju.

Participar desses cursos permite que a gente melhore o nosso desempenho junto à comunidade, disse o Agente de Combate às Endemias de Laranjeiras, Flávio Santos.

O papel do agente

O profissional que atua como Agente de Combate às Endemias desenvolve ações de vigilância, prevenção e promoção à saúde da população de acordo as diretrizes do SUS. Em Sergipe, as principais doenças endêmicas transmitidas por vetores são: Esquistossomose, Leishmaniose e a Dengue.

Para combater essas doenças, os sergipanos contam com a atuação de 1.200 agentes municipais. Além desse quantitativo, o Governo do Estado, através da Funesa, mantém uma Brigada Itinerante com outros 39 agentes que atuam como um reforço para as ações que já são desenvolvidas nos 75 municípios.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.faxaju.com.br