sexta-feira, 28 de março de 2014

Agentes de Saúde participam de protestos em Palmares (PE).


 Manifestação ocorreu no Centro da cidade

Servidores municipais pedem reajuste salarial durante protesto, em Palmares
Profissionais das pastas de Saúde e Administração participam do ato.
Melhorias nas condições de trabalho estão entre as reivindicações.

 Servidores da rede municipal de Palmares, na Mata Sul pernambucana, realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (26) no Centro da cidade. Profissionais das pastas de Saúde e da Administração, além da população em geral participam da manifestação com cartazes e panfletos.


A principal reivindicação é o reajuste salarial, que não é realizado desde 2013.

De acordo com José Lúcio, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Palmares, a principal reivindicação é o reajuste salarial, que não é realizado desde 2013. "Também lutamos por melhores condições de trabalho e pela a elaboração de um calendário fixo de pagamento, visto que o mesmo é feito em datas diferentes a cada mês", explica.

Ainda de acordo com o presidente, a prefeitura não está repassando os empréstimos consignados para o banco. "Os servidores fazem empréstimos consignados e o valor é descontado no contracheque. Porém, esse valor não é repassado para o banco e o servidor fica como inadimplente.

A empresária Isabelle Oliveira, uma das manifestantes, também reclama da dificuldade no atendimento na rede municipal de saúde. "O telefone da central de marcação das consultas não atende a ligação de imediato, e quando atende, as consultas demoram para serem marcadas", afirma.  A manifestante disse ainda que falta medicações nas Unidades de Saúde Familiar (USF), materiais de limpeza,  além de profissionais e instrumentos da Saúde Bucal.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que  "quanto à saúde, a prefeitura vem trabalhando e negociando com o sindicato, para que os funcionários tenham aumentos salariais e algumas categorias, como os agentes comunitários de saúde e enfermeiros, já tiveram a melhoria salarial".


 Concentração no centro de Palmares

Em relação ao pagamento dos servidores, o departamento explicou que "a Secretaria de Saúde realiza o pagamento dos servidores efetivos no dia 30 de cada mês. Contratados e cargos comissionados estão recebendo no dia 10. O governo vem trabalhando para que o mais breve, todos os funcionários recebam no dia 30. A prefeitura também está regularizando a situação do empréstimo consignado aos funcionários, que em breve estarão regularizados”.

Além dos trabalhadores, a sociedade também participou das manifestações

Já sobre os atendimentos de saúde pública, a assessoria afirmou que eles estão sendo fortalecidos. “O município está contando agora com 11 novos médicos, dentre eles, 9 são cubanos, do programa Mais Médicos e 2 fazem parte do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab)”.


Foto do Registros das Manifestações dos Agentes de Saúde de todo o 
Brasil, na sexta-feira, 12 de julho de 2013.

O departamento informou ainda sobre a situação dos medicamentos e dos materiais de limpeza nas unidades de saúde. “As USF estão sendo abastecidas gradativamente. Materiais de limpeza foram licitados e em breve estarão nos postos de saúde”.

Sobre a Administração, a assessoria afirma que a prefeitura enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a atualização de salários de diversas categorias (motorista, auxiliar administrativo, serviços gerais, vigilante) com reajustes correspondentes ao salário mínimo. “É necessário uma negociação com os servidores. A prefeitura também informa que um edital para  um concurso público com vagas para diversas áreas está em fase final”, conclui.


Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Do G1 Caruaru - Com fotos produzidas pelos manifestantes.