terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vereador de Timbaúba (PE) seguiu orientação dada pela Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde

Vereador de Timbaúba, Glebson Marcio Barbosa de Araujo (PSD/PE)

Qualquer vereador brasileiro pode erguer a bandeira de luta em defesa dos interesses da sociedade e dos trabalhadores, nesse caso, dos agentes de saúde, em relação a garantia do repasse dos R$ 950,00, repassados pelo Ministério do Trabalho aos municípios, conforme garante a Política Nacional de Atenção Básica, revisada pela Portaria GM Nº 2.488/11. Depois da campanha iniciada pela MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, para garantia do repasses integral do incentivo, o vereador social democrata de Timbaúba (PE), Glebson Marcio Barbosa de Araujo (PSD/PE), enviou um ofício para o prefeito da cidade. Na opinião do coordenador geral da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde o melhor caminho é a deliberação de encaminhamento por meio das Câmaras de Vereadores, evitando, portanto, os requerimentos individuais. “Não que os requerimentos enviados pelos vereadores não possam produzam eficácia, mas, o arcabouço legislativo institucional é tem maior amplitude,” conclui Samuel.

O repasse do incentivo adicional foi repassado aos agentes em meados de dezembro do ano passado. Diferentemente do que muitos pensam, inúmeros municípios brasileiros têm garantido o repasse integral. O não repasse geralmente está associado ao desvio de verba pelo poder público municipal. Muitos administradores estão “torrando o dinheiro” dos agentes de saúde e, obviamente, sem prestar contas ao Ministério do Trabalho ou ao controle social.

A MNAS lança mão de todo o seu potencial interativo, nas redes sociais, para denunciar esses desmandos, originários das irresponsabilidades das mais diversas municipalidades. Você agente de saúde, você é controle social. Encaminhe o caso de sua cidade à câmara de vereadores, por meio dos vereadores que desempenham um trabalho sério, na luta pelos direitos da sociedade! Nos conte as suas experiência e contribua com a nossa mobilização.

Veja aqui, a cópia do requerimento individual para o agente comunitário de saúde.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

https://lh3.googleusercontent.com/-15TawoL0n0U/UPBtbni031I/AAAAAAAAHbw/K2NBNp4QKoM/s675/facebook-comments.gif


Reajuste do Piso e Desprecarização: São 3 anos Sem Reajuste e mais de 200.000 agentes sob contratação precária. Será que não chegou a hora de UNIR as forças?

Convocamos a todas as instituições representativas para UNIDAS acabar com essa vergonha, que é o congelamento do "Piso Nacional"...