sábado, 14 de dezembro de 2013

Prefeitura realiza caminhada de combate à dengue

“Campo Grande contra a dengue”. Com esse lema a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretária de Saúde Pública (Sesau), realizou na manhã desta sexta-feira (13.12) a primeira caminhada de combate à doença.

A ação foi realizada por mais de 50 servidores municipais no bairro São Conrado, região Oeste da cidade. A concentração foi na Unidade Básica de Saúde da Familia (UBSF) São Conrado, onde mais de 50 servidores estiveram presentes no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Maria Luiza Ratier, que acredita que a prevenção é o melhor remédio, viu a caminhada passando em frente a sua residência e fez questão de chamar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para vistoriarem o local. “Minha casa é cheia de plantas, mas eu cuido bem. Todos os dias olho com atenção o quintal”.

Na casa de Maria Luiza, os Agentes Comunitários não encontraram nenhum foco do mosquito transmissor da dengue.

São Conrado

A caminhada, que teve início na UBSF São Conrado, percorreu as principais ruas do bairro.

De acordo com a gerente da unidade, Carla Mayana Mesquita, a caminha é um alerta para que a população cuide das suas residências. “Estamos chamando a população para o combate à doença. Nós fazemos nosso papel, que é cuidar da pessoas, porém cada um tem que cuidar do seu próprio quintal. Cada pessoa é um agente de saúde dentro da sua própria residência”, enfocou.

A ação contou com a participação do secretário municipal de saúde, Ivandro Fonseca, percorreu residências e comércios, além de abordar populares pelas ruas, orientando sobre as consequências da doença.

Latas, pneus, entulhos, sacos, entre outros recipientes que acumulam o foco do mosquito foram encontrados pelo bairro. “Estamos trabalhando duro para combater uma nova epidemia de dengue, porém precisamos que a população se conscientize sobre a necessidade e a importância de combater o mosquito”, declarou a gerente da unidade.

Conscientização

Com apenas cinco anos, a pequena Camila Lima Martines, já sabe que a doença é perigosa. “Aqui em casa todos cuidam do quintal. Minha irmã teve dengue, e não quero que ninguém mais aqui fique doente. Por isso cuidamos da nossa casa”.

Até um ferro velho não escapou da ação da secretaria de saúde. No local vários focos foram encontrados e os moradores alertados.
Neste sábado (14.12), a caminhada Contra a Dengue será na região do bairro Nova Lima. A concentração, será a partir das 07 horas, em frente à Escola Municipal João Cândido, localizada na rua Abrão Anache, Nº 1.273 no bairro Jardim Anache.

No domingo (15.12), a Prefeitura realizará uma carreata contra a dengue. A concentração será a partir das 07 horas, na frente do Paço Municipal, localizado na avenida Afonso Pena, nº 3.297. (PMCG)

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: Da Redação - (IM)