quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Governo forma Agentes Comunitários de Saúde em Rodrigues Alves

 
Formatura dos Técnicos em Rodrigues Alves. Uma conquista que alcançou todos os Agentes Comunitários de Saúde do Estado (Foto Tamara Smoly IDM).JPG

Nesta semana, o governo do Estado qualificou 31 profissionais com a formação técnica em Agentes Comunitários em Saúde (ACS), no município de Rodrigues Alves. Receberam a formação, 31 profissionais que atuam nas áreas urbana e rural. O curso é realizado por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), pela Escola Técnica em Saúde, coordenada pela professora Anna Lúcia Abreu.

O Estado do Acre foi um dos únicos da federação a qualificar 100% dos Agentes Comunitários em Saúde nos 22 municípios. A atuação do ACS é fundamental para o acompanhamento da saúde das famílias, desde a atenção básica aos hipertensos, gestantes, pesagem das crianças, verificação do cartão de vacina, nutrição, tratamento da água para consumo, até outros cuidados relacionados à prevenção de patologias mais graves.

O governo do Estado prioriza investimentos na qualificação dos profissionais para a melhoria dos serviços de atendimento em saúde. Neste ano, em Rodrigues Alves, foram ofertados cursos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em diferentes áreas, para mais de 700 alunos.

A partir do mês de abril de 2014 será realizada em Rodrigues Alves a formação pós-técnica pelo programa do Ministério da Saúde, Caminhos do Cuidado, na área de Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e técnicos de Enfermagem da atenção básica.

O curso Técnico em ACS teve a duração de 18 meses, e contou com a parceria da Secretaria de Educação e Esportes, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

"A capacitação traz benefícios práticos ao profissional em serviço, além da elevação da sua escolaridade. São ações de governo que visam humanizar o atendimento em saúde e melhorar a qualidade de vida aos acreanos," destacou Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.

Para a formanda Maria José de Araújo o curso foi essencial para melhorar o atendimento às 43 famílias que ela acompanha na área rural do município. "Agora meu trabalho melhorou muito, tive um bom aprendizado, estou preparada para ajudar os que precisam. Quero aproveitar para agradecer ao governo do Estado pela realização de um sonho."

http://www.agencia.ac.gov.br/images/stories/2013/Dezembro/thumbnails/Ramilsom_de_Souza_Tecnico_em.jpg
Ramilsom de Souza, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, disse que está muito satisfeito com a formação ofertada pelo governo do Estado. (Foto: Tamara Smoly IDM)

Ramilsom de Souza, que atende 70 famílias da área rural de Rodrigues Alves, disse que antes da formação tinha muitas dificuldades sobre a parte teórica e científica de saúde. "Hoje posso dizer que minha prática no serviço se modificou, tenho trabalhado com mais segurança nas informações que levo para as pessoas."

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: agencia.ac.gov.br