quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CAPACITAÇÃO - Agentes comunitárias de saúde têm duas semanas de curso

Durante duas semanas as agentes de saúde passaram por uma capacitação, os encontros ocorreram sempre pelas manhãs. Os primeiros encontros ocorreram no auditório da Amplanorte e na segunda semana no auditório do Barão de Antonina. O curso tinha como objetivo ensinar as novas agentes a se portar diante da comunidade, além dar conhecimentos importantes. Participaram 72 agentes entre as novas e as que já integraram o quadro da saúde.

Dentre os assuntos: ética, atenção primaria, atribuições de ACS, visitas domiciliares, territorialização, sistema da informação – E-SUS, saúde da mulher, saúde da criança, rede cegonha, saúde do idoso, doenças crônicas, saúde do trabalhador, vigilância epidemiológica e saúde mental, todos ministrados por palestrantes ligados aos temas, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas.

O curso foi muito bem avaliado pelas profissionais. Liridiana Macanhan que já integrava o quadro funcional disse que a realização do curso é uma ótima iniciativa, pois é esclarecedor. Já Juliana Soares recém-chegada falou que espera poder cumprir os trabalhos determinados promovendo a saúde por onde atuar.

Encerramento


Na manhã de sexta-feira (11), E.E.B. Barão de Antonina ocorreu o encontro final da capacitação das agentes comunitárias de saúde do município. Estiveram presentes prestigiando, o prefeito Roberto Scholze e o secretário de Saúde, Marcelo Albino.

Na ocasião foi destacada a importância do trabalho destas profissionais no contexto da saúde municipal. O prefeito Roberto Scholze, ao dar as boas-vindas as profissionais, lembrou a importância do trabalho da agente para o município. Nesse sentido o Secretário de Saúde, Marcelo Albino comentou que espera que os encontros tenham sido proveitosos.

Completou dizendo que “O contexto do trabalho da agente comunitária contempla muito mais do que a área de saúde, ele vai além e entra ainda no campo social”, finalizou o secretário parabenizando as novas profissionais do ramo.
Após as palestras programadas, os presentes puderam degustar um coquetel de encerramento.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.adjorisc.com.br.