sábado, 3 de agosto de 2013

Formados 33 agentes em saúde comunitária no Kwanza Norte

Ndalatando -Trinta e três agentes comunitários de saúde de oito dos dez municípios do Kwanza Norte, terminaram hoje, em Ndalatando, uma acção formativa em saúde pública, numa iniciativa da empresa de consultoria em gestão de saúde e higiene SHS, em parceria com o governo provincial.

A formação que durou 30 dias visou capacitar os participantes no domínio da promoção da saúde e na prevenção de doenças nas comunidades, tendo abordado matérias ligadas à interacção e intervenção com a comunidade, promoção de um ambiente saudável, bem como à prevenção e controlo das doenças transmissíveis.

Em declarações à Angop, a coordenadora técnica provincial do programa de agentes comunitários, Melissa da Mota, assegurou que a instituição colocará imediatamente no bairro Camungo, em Ndalatando, 20 agentes comunitários, onde cada um será responsável por supervisionar 150 famílias.

Com esta formação, referiu, a população da província passa a contar com orientações sobre prevenção de doenças e promoção da saúde nas próprias comunidades.

Formamos agentes comunitários dos municípios onde estamos a nos implantar agora, frisou, lembrando que a instituição faz-se presente no Kwanza Norte desde 2011, tendo como propósitos mudar os indicadores de saúde pública, nomeadamente os da malária, das doenças diarréicas e respiratórias agudas, da má nutrição e promover os cuidados pré-natais.

Segundo Melissa da Mota, na sua actividade, cada agente atenderá a zona residencial da comunidade a que pertence, o que proporcionará um vínculo maior e uma visão mais alargada dos problemas que afectam às populações, contando-se com o apoio das autoridades tradicionais dos bairros abrangidos pelo projecto.

Para a formanda Estefânia Bento, com a capacitação recebida o grupo trabalhará no aconselhamento às famílias, promoção de princípios de uma convivência sã e prevenção de doenças como malária, diarréias e complicações respiratórias aguadas e no saneamento básico.

A cerimónia de encerramento da formação em que estiveram ausentes os municípios de Kambambe e de Ambaca foi marcada pela entrega de certificados de participação.

A empresa SHS iniciou o projecto de formação de agentes em saúde comunitária em 2007 na província do Huambo, tendo alargado as suas acções ao Kwanza Norte, Bengo e Malanje.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.portalangop.co.ao

Reajuste do Piso e Desprecarização: São 3 anos Sem Reajuste e mais de 200.000 agentes sob contratação precária. Será que não chegou a hora de UNIR as forças?

Convocamos a todas as instituições representativas para UNIDAS acabar com essa vergonha, que é o congelamento do "Piso Nacional"...