terça-feira, 27 de agosto de 2013

Agentes de Controle de Endemias de Guarujá recebem um dia de motivação e reconhecimento


Prefeita Maria Antonieta de Brito durante o evento motivacional de combate à dengue (Foto: Pedro Rezende/PMG)

A ação reuniu 63 agentes que atuam na Secretaria de Saúde

Na última sexta-feira (23), os 63 agentes que compõem a equipe de Controle de Endemias da Prefeitura de Guarujá participaram de um dia de atividades motivacional, recreativa e de reconhecimento aos seus esforços, realizado no Grêmio dos Funcionários da Prefeitura.

A proposta foi desenvolvida pela Vigilância em Saúde e a coordenadora da equipe Controle e Combate a Dengue, Ana Lúcia Gama da Cruz, esteve a frente da elaboração do evento. “Durante a epidemia, os agentes trabalharam de domingo a domingo abrindo mão de suas folgas e dos seus finais de semana. Por muitas vezes, os agentes não se sentem servidores como todos, por trabalharem nas ruas. Estamos aqui para elevar a autoestima dos agentes, mostrar o quanto trabalho deles é importante e ainda agradecer pelo empenho”, explica à coordenadora.

Guarujá encerrou o ano epidemiológico de Dengue em Junho de 2013 com 1668 casos, um número que ficou muito abaixo do previsto indicados pelos índices do Governo do Estado. O Município busca evitar novas epidemias. O número abaixo dos indicadores é o resultado dos esforços, trabalho e empenho dos agentes do Controle e Combate a Dengue, que tem sido reconhecido inclusive nas demais cidades da Região e Secretaria do Estado de Saúde por meio da Superintendência de Controle de Endemias – Sucen. A equipe de Guarujá foi convidada para palestrar e compartilhar suas experiências em diversos locais.

“Estamos cansados e isso é um balsamo. É olhar para cada um de nós e dizer o que você faz tem valor para as pessoas e para nossa Cidade”, a frase explica a emoção de Izabel Cristina do Carmo servidora pública municipal que exerce a função de agente de controle de endemias em Guarujá desde 2001.

O dia de atividades para o agente teve uma programação dinâmica: café-da manhã, dinâmica motivacional, ginástica laboral com relaxamento e controle de respiração – uma parceria com a Casa do Educador, que também disponibilizou cadeiras de massagem, além disso, a equipe ganhou tratamento especial de beleza com cabeleireiro, manicure, maquiador e ainda atividades de recreação, distribuição de brindes e sorteios.

“Foi um trabalho acelerado, atuamos no casa a casa, mutirões, nebulização e no IEC – Informação, Educação e Comunicação do Controle de Dengue. Pra quem vem de um trabalho desses e de uma epidemia, receber esse muito obrigado, dá motivação pra iniciarmos um novo ciclo

Na hora do almoço um churrasco animou a o dia da equipe, e reforçou a proposta de fortalecer o trabalho e o olhar de equipe. A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito compartilhou o almoço e fez questão de agradecer o empenho pessoalmente da equipe.

Dengue - As medidas de Combate a Dengue no Município não são concentradas apenas no período epidemiológico. A Cidade realiza ações ininterruptamente. Os cuidados de vigilância em casa devem ser constantes. O munícipe pode denunciar supostos focos de criadouros ou pedir orientação sobre a dengue de três formas: Disque-Dengue (0800 779 8000), Controle e Combate à Dengue (3341-6569) ou pelo e-mail dengue@guaruja.sp.gov.br.

A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.diariodolitoral.com.br