sábado, 10 de agosto de 2013

40 Agentes de Saúde são demitido por Prefeito do PP, em Biguaçu/SC

Prefeito Castelo Deschamps (PP)
*Por Samuel Camêlo

A  MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE), por meio do Jornal dos Agentes de Saúde  do Brasil, recebeu a notícia de que 40 agentes comunitários da prefeitura de Biguaçu/SC foram demitidos pelo Prefeito Castelo Deschamps (PP). Ainda não temos notícias exatas sobre a motivação, contudo, já estamos entrando em contato com a municipalidade para obter mais informações sobre o ocorrido. A única informação que temos é que foram demitidos como consequência de corte na folha de pagamento.

Ainda neste sábado, o Coordenador Nacional da MNAS foi  requerido para tratar de questões pertinente as pautas defendidas pela Mobilização. A efetivação da categoria é a principal bandeira de luta, juntamente com o estabelecimento do Piso Salarial Nacional, redução da jornada de trabalho para às 30 horas semanais sem redução do salário, entre outros direitos fundamentais à categoria. 

Sem garantir a efetivação dos Agentes de Saúde não podemos assegurar nem um outro direito! Esta é a mais pura realidade. Buscamos o diálogo com diversas instituições que se colocam como representantes da categoria, mas que, pelo que identificamos, posicionam-se indiferente aos dramas vividos por aqueles que sofrem com a negligência da representatividade. A Lei Federal que garante a efetivação dos ACS e ACE é de 2006, ela contempla as situações que devem ser observadas para evitar transtornos como o que ora noticiamos. Prefeito Castelo Deschamps tenha consciência de que prejudicas toda a sociedade.

No Twitter da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, ainda na noite do sábado, 10 de agosto, foi iniciada uma campanha de solidariedade aos colegas demitidos. A estimativa é que pelo menos 3 milhões de pessoas tenham acesso aos conteúdos das postagens, considerando que a Mobilização conta com mais de 200.000 seguidores em seus diversos perfis.



*Samuel Camêlo é coordenador Geral da MNAS, Bacharel em Direito, licenciado e pós-graduado em história, educador e empreendedor social.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.agentesdesaude.com.br