quinta-feira, 11 de julho de 2013

Dia Nacional de Luta em Pernambuco espera reunir mais de 60 mil trabalhadores nas ruas

O primeiro grande protesto no Centro do Recife, no dia 20 de junho, reuniu mais de 52 mil pessoas

Dois atos irão marcar o Dia Nacional de Luta do Trabalhador em Pernambuco nesta quinta-feira (11). O primeiro será pela manhã, no Complexo Portuário de Suape. À tarde, a partir das 14h, os trabalhadores se reúnem na Praça do Derby, área Central do Recife, de onde saem em caminhada até a Assembleia Legislativa (Alepe), na Boa Vista, para entregar uma pauta com reivindicações nacionais e locais.

As sete centrais sindicais que organizam o movimento no Estado juntamente com a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) esperam reunir pelo menos 60 mil pessoas nas manifestações. Para o ato no Complexo Portuário de Suape, as centrais sindicais usarão carros de som para convocar os trabalhadores nas três entradas principais de acesso ao complexo, a partir das 7h. A manifestação será encerrada às 10h, na Curva do Boi, em frente à Fábrica da PTA.

No Recife, os manifestantes sairão da Praça do Derby em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista até a sede da Alepe, onde será entregue uma pauta de reivindicação nacional, além de uma carta aberta com reivindicações locais na área de saúde, educação e transporte público.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes de trânsito estarão de prontidão na concentração e em alguns pontos do percurso. Bloqueios itinerantes também serão realizados, caso necessário.

Segundo os organizadores, vários sindicatos confirmaram adesão ao movimento. Em relação ao ensino superior, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) confirmou que os professores da UFPE e UFRPE irão paralisar as atividades na quinta. A partir das 9h, haverá um protesto em frente à entrada do campus para reivindicar melhores condições de trabalho para o ensino superior.

SEGURANÇA - A Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 1.300 policiais e bombeiros para atuarem no esquema de segurança montado para o Dia Nacional de Luta em Pernambuco. Equipes dos Batalhões de Área e das Unidades Especializadas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil estarão no primeiro momento no Porto de Suape, onde haverá assembleia de várias categorias de trabalhadores pela manhã. À tarde, o trabalho será no Recife, quando os policiais vão estar distribuídos no percurso da passeata que sairá da Praça do Derby em direção ao Pátio do Carmo, no Centro da capital pernambucana.

SAÚDE - Embora a Secretaria de Saúde de Pernambuco afirme que os hospitais públicos do Estado irão funcionar normalmente nesta quinta, a diretoria do Sindicato dos Servidores da Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE) anunciou que os profissionais devem participar da paralisação nacional de 24h em apoio ao Dia de Luta dos Trabalhadores. Serão suspensos todos os serviços ambulatoriais e eletivos em hospitais e postos da rede pública.

COMÉRCIO - De acordo com Sindicato dos Comerciários, a categoria vai participar do ato, principalmente os trabalhadores dos estabelecimentos do Centro do Recife, por onde deverá passar a manisfetação. Entretanto, diante da iminência de paralisação, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Bens e Serviços do Recife (Sindilojas) divulgaram nota nesta quarta-feira (10), orientando as empresas do comércio da cidade a funcionar normalmente na ocasião. "Tendo em vista as perdas sofridas pelo setor nas últimas semanas, por conta da greve dos rodoviários e outras manifestações, a sugestão é uma forma de salvaguardar os resultados das empresas e a remuneração dos comerciários, evitando dessa forma novos prejuízos", traz a nota.

BANCO - O Sindicato dos Bancários informou que a categoria apoia o ato e deve ocorrer paralisações também com foco nas agências do Centro.

TRANSPORTE - Em relação aos rodoviários, que encerraram uma greve considerada ilegal na semana passada, o sindicato da categoria informou que motoristas e cobradores deverão trabalhar normalmente, assim como os metroviários.

O Sindicato dos Metroviários confirmou que a categoria não vai parar nesta quinta. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também divulgou nota informando que todas as estações e trens da Linha Centro e da Linha Sul funcionarão normalmente nesta quinta, das 5h às 23h.

ORGANIZADORES - Além da CUT-PE, participam das manifestações no Estado a Força Sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central (NCST), a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Também vão aderir à mobilização a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: blog do Jamildo