segunda-feira, 3 de junho de 2013

AVERAMA: Agentes de Saúde sentem-se impotentes diante das reclamações dos moradores


As más condições das estradas, a falta de iluminação e a distância das localidades de Fazenda São José, Vila Felipe e Posses do Centro de Paverama têm dificultado o trabalho das agentes de Saúde locais. Os  moradores reclamam constantemente de abandono da sua localidade e as profissionais dizem se sentirem impotentes diante da situação. “O pessoal reclama que as estradas não são feitas, que a gente ficou abandonado. Vamos nas casas como um agente de Saúde e, no fim, ouvimos de tudo, reclamação de outras coisas, que não nos competem”, diz uma das agentes, Geane Cassia Gastring.


Há dois anos na função e visitando cerca de 320 famílias por mês, Geane diz que não consegue trabalhar na área como gostaria. “Eu queria trabalhar melhor com a Saúde, porque a gente está envolvida e não consegue dar saúde para ninguém. Muitas vezes, eu já pensei em desistir. A gente se sente impotente, nós e nada é a mesma coisa”.
Para outra agente de Saúde, Rosane Maria Steglich Fraga, além de receber inúmeras reclamações, a falta de calçamento nas ruas também tem dificultado o seu trabalho. “Até para eu trabalhar está difícil, é só barro, pouco calçamento. Estou fazendo as visitas na rua”.

Posto de Saúde precisa melhorar

Há um posto de Saúde, situado em Fazenda São José, que atende os moradores das três localidades. Um médico realiza consultas das 13h às 15h, nas segundas, quartas e quintas-feiras.
Para Geane, um dentista, uma farmácia e atendimento médico em mais horários sanariam muitos dos problemas de Fazenda São José, Vila Felipe e Posses. “Já satisfazia um pouco mais o pessoal. Tem gente que não quer perder o trabalho da firma, não quer pegar um atestado, porque alguns ganham um bônus por não ter falta”.

Localidades ficam distantes do Centro

A principal reclamação dos moradores de Fazenda São José, Vila Felipe e Posses é quanto à distância do Centro de Paverama e à proximidade de Teutônia. De acordo com as agentes de saúde, os moradores se queixam da falta de horário de ônibus para Paverama. Conforme informações da rodoviária, há três horários de chegada de ônibus vindo destas localidades: 9h50min, 13h50min e 18h30min; e outros três de saída: 7h, 12h15min, 16h15min. Já para chegar a Teutônia, basta atravessar a rua, que há ônibus urbano em muito mais horários. “Me questionam por que tem que fazer tudo lá em Paverama, se tem tudo aqui em Teutônia, que Paverama nem tem. Se queixam que é muito difícil ir para lá. Em Teutônia é tudo mais fácil, tem ônibus mais seguido”, diz Geane.
Rosane diz receber as mesmas reivindicações: “O pessoal se queixa que quando fica doente aqui, tem que pagar táxi para ir até lá, porque a maioria não tem condução própria. Eles dizem que trabalham ali, vão ao mercado, na farmácia, tudo é ali. A arrecadação toda é Teutônia que ganha e uma consulta eles não podem fazer, nem para uma emergência”.
As agentes dizem que era comum os moradores destas localidades buscarem atendimento de Saúde em Teutônia. “Só que não querem atender mais ninguém aqui. Tem gestante que fez pré-natal, teve a criança em Teutônia, e agora, teste do pezinho e primeiras vacinas, mandam lá pra Paverama, porque descobriram que moram pra cá”, diz Rosane.

Prefeitura se manifesta sobre problemas nas localidades

O Fato Novo questionou a Administração Municipal sobre os problemas apresentados na matéria. Segue a resposta enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.
“As obras de limpeza, alargamento e ensaibramento das vias já começaram, estando dentro um cronograma estabelecido pela Secretaria de Obras. Os serviços começaram pela Fazenda São José e também no local mais conhecido por Vila do Sabão e, posteriormente, serão realizados na Vila Felipe e Posses.
Quanto ao problema da iluminação pública, já temos conhecimento da necessidade de reparos nas lâmpadas e reatores que precisam ser consertados, e os mesmos serão efetuados tão logo seja realizado o conserto das estradas.
A administração Municipal informa ainda que, a partir de próximo mês, haverá atendimento de dentista (Dr. Pittan), na localidade de Fazenda São José, toda primeira e terceira quarta-feira de cada mês, sempre na parte da tarde. O atendimento será efetuado na Odontomóvel.
Informamos por fim que, na próxima segunda-feira, dia 03 de junho, às 14 horas, acontecerá, no Posto de Saúde do Centro de Paverama, uma reunião entre o Prefeito Municipal e todas as agentes comunitárias de Saúde do município.
Na ocasião, as demais questões levantadas pelas agentes serão elucidadas pessoalmente”.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.ofatonovo.com.br