quinta-feira, 27 de junho de 2013

Agentes de Saúde do Recife promovem manifestações

 Manifestação contra a intransigência do Prefeito do Recife

Hoje, 27/06/13, por volta das 10 horas, agentes de saúde do Recife realizam protestos na frente da Prefeitura da Cidade do Recife. A categoria fechou as duas pistas de rolagem, parando o trânsito completamente. A manifestação provocou um mega engarrafamento, que foi desde a frente da Prefeitura a Ponte Limoeiro, sentido Centro.
A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) acompanhou as manifestações dos agentes de saúde do Recife estabelecendo um link entre as manifestações e a imprensa. Desde a semana passada que estamos mobilizado, informando sobre a importância da participação de toda a categoria, caso contrário a intransigência do Prefeito Geraldo Júlio (PSB/PE) iria prevalecer. A gestão oferece aos agentes o vergonhoso percentual de 6,49%. A situação da categoria no Recife é, notadamente, humilhante. Os trabalhadores da capital estão recebendo o pior salário base do estado perdendo, inclusive, para muitos municípios do interior. Para se ter ideia, o município de Águas Preta (com apenas 30 mil habitantes), localizado a apenas 107 km do Recife, tem como salário o dobro do que recebe o agente de saúde da capital.

 A Portaria 260/13, do Ministério da Saúde, garante um repasse de R$ 950,00 por cada trabalhador.

O atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB/PE), candidato apoiado pela presidente do SINDACS-PE, Maria do Carmo da Silva, na última eleição, posicionou-se intransigente diante do pleito dos agentes. 
Na opinião da oposição a essa administração sindical desastrosa, os erros cometidos no início da campanha salarial prejudicou todo o processo. A oposição, formada por parte da diretoria do sindicato e que sempre foi contrária a forma de gestão da instituição, tem buscado amenizar os impactos causados pelos referidos erros. 
A realidade é que o resultado dessa campanha salarial dependerá do apoio da categoria. Havendo um despertamento coletivo, como tem proposto a oposição, será possível corrigir as falhas implementadas no inicio das negociações.

As manifestações de hoje foram amplamente divulgados pela imprensa pernambucana. A MNAS levou esclarecimentos a um dos jornais de grande circulação do estado, o Jornal do Commercio. Pelo Twitter, Facebook e Blog do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil foi possível manter a sociedade informada em tempo real.

Repercussão no twitter:





Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.agentesdesaude.com.br