segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vereador pede bicicletas para os agentes comunitários de saúde

Josias Albuquerque sugeriu ainda a aquisição de 'cinquentinhas'
Paulo Marcello - Repórter

O vereador Josias Albuquerque (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de Arapiraca, na noite desta quarta-feira (22), para solicitar à prefeita Célia Rocha (PTB) que providencie a aquisição de bicicletas para os agentes comunitários de saúde. Em sua justificativa, Josias disse que as bicicletas serão usadas por um número maior de agentes públicos com o objetivo de facilitar as visitas que realizam diariamente na área urbana e rural de Arapiraca.

O vereador lembrou que, no ano passado, o governo do Estado enviou centenas de bicicletas para a secretaria municipal de saúde e que o ex-prefeito, Luciano Barbosa (PMDB), teria recebido apenas uma parte desta doação. “O prefeito não quis receber as bicicletas do governo por questões políticas, prejudicando os agentes”, disse Josias.

A vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) usou o aparte e desmentiu o colega parlamentar. Ela disse que na época era secretária Municipal de Saúde e que as quatrocentas bicicletas encaminhadas pela secretaria Estadual de Saúde foram recebidas pelo ex-prefeito.

“Não houve devolução alguma e a doação contemplou a maioria dos nossos agentes. O que houve foi boato de campanha eleitoral. É preciso desmistificar essa informação que não procede”, complementou Aurélia.

No entanto, a vereadora arapiraquense parabenizou o colega Josias pela indicação e lembrou que, desta vez, todos os agentes devem ser contemplados já que o número de profissionais nesta área aumentou. Para Aurélia tem que haver também a renovação da frota de bicicletas para permitir que milhares de famílias tenham um atendimento mais ágil e eficaz.

O vereador Josias aproveitou para informar que vai encaminhar uma solicitação à prefeitura de Arapiraca para que seja feita uma parceria entre os agentes e o município na aquisição de motos de 50 cilindradas, (cinquentinhas) para os agentes que trabalham na área rural da Cidade.

“As residências chegam a ficar muito distantes uma das outras e o acesso nem sempre é fácil para os servidores. É preciso pensar até mesmo em utilizar as bicicletas elétricas para que o agente faça mais visitas em menor espaço de tempo e sem se cansar”, finalizou.

Compareceram a sessão desta quarta os vereadores Gilvânia Barros, Aurélia Fernandes, Graça Lisboa, Edvânio do Zé Baixinho, Josias Albuquerque, Adalberto Saturnino, Ronaldy Vital Rios (Roninho), Sergio do Sindicato e Tarcizo Freire. Não compareceram Fabiana Pessoa, Dr. Fábio, Fabiano Leão, Rogério Nezinho, Dorge do Queijo e Marcio Marques.

Após os trabalhos foi realizada uma Tribuna Livre sobre a Conferência Municipal das Cidades em Arapiraca que será realizada no dia 28 deste mês na Uneal - Universidade Estadual de Alagoas, com a presença da secretária de Planejamento Maria Edina Pereira Cavalcante e técnicos das secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.7segundos.com.br