quarta-feira, 8 de maio de 2013

Prefeito se reúne com agentes comunitários de saúde e ouve pleitos da categoria



Com o objetivo de ouvir as revindicações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Vado da Farmácia recebeu nesta quarta-feira (08/05) um grupo de representantes da categoria. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha. Os servidores da saúde levantaram diversas pautas que foram discutidas e avaliadas com bastante atenção pelo chefe do Executivo Municipal, entre elas aumento salarial, melhorias nas condições de trabalho incluindo fardamento e Equipamento de Proteção Individual (EPI), entre outras.

O prefeito esclareceu que a prefeitura já vem trabalhando para dar mais estrutura aos profissionais que cuidam das pessoas nas comunidades. “Já encaminhamos um projeto de Lei para a Câmara de Vereadores e estamos aguardando a aprovação para elevar o salário dos Agentes Comunitários de Saúde de R$ 680,00 para R$ 1.052,00”, relatou.

De acordo com o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira, a prefeitura ainda pretende contemplar os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) com o aumento no mesmo valor. Para o presidente da Associação Municipal de Agentes Comunitários, José Cícero Pereira, esse espaço aberto para discutir os interesses dos agentes de saúde demonstra a preocupação que a gestão tem em proporcionar um melhor serviço na saúde pública do município. “Queremos parabenizar pelo esforço para oferecer uma saúde com mais qualidade para a população do Cabo”, pontuou. 






“A reunião foi bastante positiva e os pleitos da categoria foram bem vistas pelo Executivo Municipal”, avaliou o secretário de Saúde, Luís Lima. Ainda de acordo com ele, já estão sendo realizadas reuniões com a Associação Municipal de Agentes Comunitários para aprovação do novo fardamento e em breve eles estarão recebendo também o EPI.

Atualmente a rede municipal conta com 225 Agentes Comunitários de Saúde distribuídos em 41 Postos de Saúde da Família (PSF) e 143 Agentes Comunitários de Endemias.

Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo

Fotos: Ivan Melo


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: ww.cabo.pe.gov.br