sexta-feira, 24 de maio de 2013

O desafio de ofertar Educação Profissional nos municípios de difícil acesso

Tamara Smoly (Assessoria IDM)
Coordenador da Escola de Saúde Anna Abreu, Washinton e diretor-presidente do IDM, Marco Brandão em visita aos educandos de Marechal Thaumaturgo (Foto: Tamara Smoly)

O governo do Acre tem beneficiado comunidades dos 22 municípios do estado com a oferta de educação profissional. A dificuldade na realização dos cursos nas localidades de difícil acesso ocorre com a logística, como a entrega dos insumos que é realizada por meio de balsas e avião, e no acompanhamento das atividades, já que alguns municípios como, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus, Porto Walter e Jordão o acesso não é possível via terrestre devido à localização.

O Instituto Dom Moacyr (IDM) oferta cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Ministério da Saúde nestas localidades nas áreas de serviços, abrangendo: apicultor, avicultor, costureiro, salgadeiro, cabelereiro, padeiro e confeiteiro, e nas áreas da saúde, em: Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem e Agente Indígena de Saúde, dentre outras solicitadas pelas comunidades.

Além dos cursos técnicos realizados pelos trabalhadores em serviço, inscritos no CadÚnico, e estudantes de escola pública de nível médio, serão disponibilizadas vagas para os estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram o Enem, que são os cursos subsequentes. Assim, haverá maior abrangência de beneficiados.

Os cursistas recebem a camiseta, lanche, vale transporte, e material didático. E para os cursos que ensejam insumos, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) entregará, após a certificação, instrumentos básicos, dará auxílio jurídico para inicialização do empreendimento, e fará o acompanhamento da atividade comercial por dois anos.

Dentre os cursistas, há os que vêm das áreas rurais para realizarem a formação, tanto jovens quanto adultos, e concluem os cursos com desempenho admirável.

“O que nos deixa satisfeitos é quando vemos a persistência e a determinação dos cursistas, que na maioria das vezes, enfrentam longas caminhadas e superam diferentes obstáculos para concluírem as atividades. Eles raramente desistem, reconhecem a importância da qualificação e elevação de escolaridade para o seu crescimento pessoal e profissional”, enfatiza o diretor-presidente do IDM Marco Brandão.

A formação é executada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e prefeituras locais. Todos envolvidos no propósito de sucesso da meta de governo, que é profissionalizar o cidadão para a sua autonomia de renda.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.agencia.ac.gov.br