sábado, 25 de maio de 2013

Jornal dos ACS/ACE no Facebook: Um EXÉRCITO a serviço dos Agentes de Saúde no Facebook


 Hoje o Jornal dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) atingiu 7.000 Fãs

A partir de hoje, o envio de mensagens será aberto a todas as pessoas, não apenas aos administradores, como era feito.

Hoje, exatamente às 14h39, o Jornal dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) do Brasil, versão no Facebook, atingiu a marca dos 7.000 fãs. Trata-se de um verdadeiro EXÉRCITO de profissionais a serviço dos Agentes de Saúde no Facebook.  É notório que a utilização dessa mídia social tem sido de grande relevância para o avanço das conquistas trabalhistas dessas categorias. A informação tem possibilitado a identificação da existência de direitos, por meio de compartilhamento de informações e interação entre os agentes e a Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS, por exemplo.

A MNAS foi a 1ª a utilizar o Facebook com a finalidade exclusiva de levar a informação e promover a articulação com a finalidade de promover mudanças entre os ACS’ e ACE’ de todo o Brasil. As postagens com frases curtas, link e uma imagem, na postagem é uma marca registrada da divulgação de conteúdo do Jornal dos Agentes de Saúde (ACS/ACE), o 1º blog, criado em 2006, na Internet com informações exclusivamente voltada aos interesses dos agentes. Dois anos após o desenvolvimento do WebSite da MNAS. Instrumento que teve relevante importância para o estabelecimento da comunicação entre esses profissionais nos mais distantes recantos do país.

No dia 07 de abril, a Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde coordenou a Grande Mobilização Nacional da Saúde, utilizando apenas a internet (Facebook, fanpage, grupos, Twitter, Blog, site etc) como ferramenta de mobilização. Foi registrado o envolvimento de quase 1,5 milhão de pessoas, entre os profissionais dos mais diversos seguimentos da saúde. Contamos com o apoio de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias entre outros. O portal do Ministério da Saúde ficou inacessível para o recebimento de mensagens por meio da ouvidoria, em decorrência do volume de acessos e envio de mensagens, presumimos. Alguns profissionais nos informaram que foram abordados pelos gestores questionando o envolvimento dos profissionais na referida ação. Apensar de o Ministro Alexandre Padilha ter evitado se pronunciar sobre o caso, temos informações sobre a inquietação ocorrida em decorrência do evento. A Grande Mobilização não serviu apenas para mostrar aos gestores municipais, estaduais e federais que temos força, mas, para defender a necessidade da garantia de melhores condições laborativas e do Sistema Único de Saúde (SUS).


Atualmente estamos presenciando uma mudança radical, em termos de melhorias na qualidade laborativa dos Agentes de Saúde. Quase que todos os dias recebemos relatos de novos municípios que conseguiram estabelecer o chamado “PISO MUNICIPAL,” como tem sido chamado a garantia do repasse integral dos R$ 950,00 repassado aos municípios pelo Ministério da Saúde. Apesar de o incentivo ter destinação certa, os gestores, em sua maioria, têm dado destinações diversas aos referidos recursos. Tal fato tem ocasionado litígio na justiça. Na contramão dessa realidade temos os administradores públicos conscientes, ou seja, aqueles que negociam com a categoria e garantem o repasse integral.

Continuando laborando para levar a informação a toda a sociedade e promover mudanças  em âmbito nacional!


#Juntos Somos Mais Fortes!  

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br