sábado, 18 de maio de 2013

O Apoio que vem do Facebook


O Apoio que vem do Facebook
Por Samuel Camêlo*

Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Aracaju –SE, em greve desde a última sexta-feira, dia 17 de maio de 2013, receberam uma apoio diferente. Agentes de Saúde de diversas regiões do Brasil acessaram o WebBlog do Jornal dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) e manifestaram apoio aos colegas, que lutam por melhores condições de trabalho. Pode não parecer, contudo, esse tipo de apoio tem fortalecido a luta da categoria a nível nacional.

Uma Realidade Positiva
A manifestação de apoio entre a categoria fortalece a sua militância em prol de melhores condições laborativas, fortalecendo as instituições representativas que tem buscado quebrar a intransigência dos gestores municipais que, em muitos casos, usam da situação precária do vínculo de trabalho dos agentes para impor-lhes as suas amarras, entre as quais a captação de votos em período eleitorais.


Gestores arbitrários precisam ser denunciados

É notório que o trabalho dos agentes de saúde tem proporcionado melhores condições de vida ao povo brasileiro e, além disso, tal condição tem projetado uma economia de milhões de reais aos cofres públicos. Também é notório que as melhorias nas condições laborativas desses profissionais projetará resultados ainda mais significativos, ou seja, MAIS SAÚDE E MAIS RECURSOS  AOS COFRES PÚBLICOS. Mas, o que é que está errado? Quem poderia nos responder? Bem, a resposta está nas entrelinhas deste texto!


Sindicatos e federações precisam despertar

A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS tem mostrado qual é o caminho do fortalecimento da luta dos agentes de saúde para um enfrentamento com maiores possibilidades contra os maus gestores. A utilização das mídias sociais, a articulação entre as diversas ferramentas interativas pode fazer a diferença no momento de pressionar o administrador público intransigente. Recentemente realizamos uma Mobilização Nacional e conseguimos envolver quase 1,5 milhão de pessoas. Todo o procedimento foi feito pela internet, algo inédito no Brasil. Essa mobilização revela que é possível ampliarmos as nossas ações de forma convencional sem a necessidade de grandes investimentos financeiros.

A MNAS tem utilizado esses recursos para favorecer os ACS e ACE desde 2004, época em que, praticamente, não existiam sindicatos no Brasil. A própria conquista da PEC 51 foi impulsionada com a utilização da internet. Era através dos sites que desenvolvemos que os agentes de todo o país tomavam conhecimento sobre o que estava acontecendo no cenário nacional, além de interagir em tempo real por meio do fórum disponibilizado com essa finalidade.

*Samuel Camêlo, coordenador geral da Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde – MNAS, licenciado e pós-graduado em história, Bacharel em Direito e empreendedor social.


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: www.agentesdesaude.com.br