quinta-feira, 23 de maio de 2013

ACRE: Agentes de Endemias fazem manifestação por concurso público


A manifestação contou com cerca de 150 servidores.
No ato, servidores cobraram também aumento no vale alimentação.

Os agentes de endemias que trabalham nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima, no interior do Acre, realizaram uma manifestação para cobrar do governo e municípios, a realização de um concurso público para funcionários efetivos.

Segundo o sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado, os servidores são contratados por uma empresa terceirizada e serão demitidos por exigência da justiça. A partir da demissão, eles exigem do governo e das prefeituras, onde o setor de endemias é municipalizado, a realização de concurso.
“A contratação efetiva é regulamentada na Lei 8080/90 onde consta que os trabalhos de endemias têm que ser contratados pelo estado ou município. Essa mobilização é para sensibilizar o governo e o poder público municipal”, comenta Heleno Freitas, um dos servidores que lideraram o movimento.

A manifestação contou com cerca de 150 servidores. Eles estiveram no centro da cidade, onde usaram um carro de som para expor publicamente a situação, depois seguiram em passeata até o prédio onde funciona o setor de endemias. “Nós também estamos cobrando aumento do vale alimentação, custeio de ajuda de campo e horas extras”, acrescenta Raquel Cabral, presidente do sindicato da categoria.

Os manifestantes acamparam em frente ao prédio onde trabalham, enquanto aguardavam o resultado de uma reunião com uma comissão formada por eles e representantes do Governo do Estado.
A gerente de Endemias em Cruzeiro do Sul, Simone Daniel, afirmou que o governo tem a intenção de resolver o impasse e evitar uma possível paralisação, o que poderia trazer sérias consequências ao trabalho de combate à malária, doença que continua sendo uma epidemia na região. “Sabemos que se as ações de controle sofrer descontinuidade vamos pagar o preço. O nosso objetivo maior é que haja um consenso e a gente possa manter o trabalho”, conclui.

G1 ACRE


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Blog da MNAS: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: g1.globo.com