quarta-feira, 17 de abril de 2013

Trabalhadores da saúde cobram progressão na carreira Agentes comunitários e de combate às endemias participaram de audiência pública

Após a vitória conquistada em 2011 pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Salvador, com a mudança do regime de celetista para estatutário, os trabalhadores da categoria voltaram à Câmara Municipal de Salvador, na manhã desta segunda-feira (8). Em audiência pública realizada no Centro de Cultura, os funcionários cobraram a alteração da Lei nº 7.955/2011 para que a classe tenha direito à progressão na carreira, de acordo com o plano de cargos e salários.

O debate promovido pela Comissão de Saúde da Câmara e pelo vereador Gilmar Santiago (PT) lotou o Centro de Cultura com trabalhadores que lutam em prol da causa. O petista explicou que, além de não ter o direito à progressão, o piso salarial dos agentes é de R$ 580,43, menor que o salário mínimo.
“Não podemos esquecer a conquista que foi a mudança do regime para essas categorias. Queremos que o debate seja estabelecido com o poder público municipal para que os trabalhadores tenham garantidos os seus direitos. Não é possível que os agentes não tenham progressão na carreira com um piso salarial que é menor do que um salário mínimo”, defendeu Gilmar Santiago.

Além de se posicionar ao lado da categoria, o vereador lamentou a ausência de um representante da Prefeitura de Salvador para ouvir as reivindicações dos trabalhadores.
Conquista

O diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Bahia (Sindacs), Edson Morais, também enalteceu a conquista da mudança do regime, mas destacou que “muitos avanços ainda precisam alcançados”.
O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB), reforçou a necessidade de união dos agentes comunitários de saúde e agentes de combates às endemias para que as conquistas sejam alcançadas pelos trabalhadores. “Só com a mobilização vocês conseguirão mais esta importante vitória”, estimulou.

Fotos: Antonio Queirós

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 

Fonte: Câmara Municipal de Salvador