terça-feira, 16 de abril de 2013

SINDACS faz novas reivindicações ao Secretário Municipal da Saúde


Na última quinta-feira (4),  às 9h, os representantes do SINDACS estiveram  na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com o vereador Arnando Lessa (PT), em reunião com o secretário municipal da saúde, José Antônio Rodrigues.

A reunião foi marcada pela discussão das pendências das categorias ACS e  ACE de Salvador, e aproveitaram para discutir algumas propostas aprovadas em assembleia e, que fazem parte da pauta da Campanha Salarial 2013/2014.
“Deixamos bem claro que os trabalhadores ACS e ACE não aceitam essesalário base de R$ 580. É uma vergonha o desrespeito da prefeitura com esses profissionais, que levam prevenção às comunidades assistidas pelo programa, sentimos que não há vontade do gestor em analisar a nossa proposta de equiparação salarial, segundo ele, a discussão acontecerá na mesa de negociação permanente, e quem irá representar a secretaria, será a coordenadora de Desenvolvimento e  Recursos Humanos, Maria do Socorro Tanure”, explicou o coordenador do SINDACS, Aldenilson Rangel.

Ainda de acordo com Rangel, o secretário explicou, que herdou um ‘rombo’ de cem milhões da gestão passada, e que seria muito difícil dá um aumento aos ACS e ACE, em virtude de serem uma das maiores categorias dentro da SMS, e que qualquer reajuste teria um impacto imenso na folha da secretaria.

“Mostramos para o secretário que essas duas categorias têm sido massacradas nos últimos anos pela Prefeitura Municipal de Salvador, e que é uma categoria que traz recursos federais para capital,  da ordem de 2 milhões/mês, com os programas de ACS e PSF, e mais de 3 milhões dentro do Piso Financeiro em Vigilância e Promoção à Saúde, diferente dos outros servidores, que a gestão tem que arcar com 100% dos custos”, reiterou Rangel.
Outro assunto discutido  é a área de abrangência dos ACS, a extensão da gratificação de difícil acesso, descentralização do CCZ, gratificação de risco de vida e melhorias dos pontos de apoio.

“Por isso não abriremos mão da equiparação aos servidores de 40 horas do município e das alterações nos artigos da lei 7.955/2011, e do plano de cargos, carreiras e vencimentos da saúde, o SINDACS estará discutindo as nossas propostas na mesa permanente”, finalizou o coordenador.
Direção Estadual do SINDACS-BA

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte na web:
  SINDACS-BA