terça-feira, 2 de abril de 2013

Santos soma 3.295 casos de dengue e começa trabalhos com fumacê

http://www.atribuna.com.br/arquivos/2013/04/01/186394/foto/1_213017366267.JPG 
 Na região, procedimento já é adotado em PG

Com 3.295 casos de dengue confirmados até esta segunda-feira, Santos inicia novas formas de combate à doença. A partir desta terça-feira, a Prefeitura dá início ao serviço de nebulização - o fumacê.

Os trabalhos começam pelos bairros do Macuco e Encruzilhada, onde o Departamento de Vigilância em Saúde (Devig) verificou armadilhas mais reincidentes e maior número de casos positivos nas últimas duas semanas. A nebulização só atinge o objetivo quando feita em áreas não verticalizadas, ou seja, sem grande concentração de edifícios.

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) do Governo do Estado, que fornece o produto e estabelece protocolo de aplicação.

Aplicação

A aplicação do produto será feita por equipe especializada de 15 agentes da Secove (Seção de Controle de Vetores), que será reforçada por mais 24 técnicos da Sucen. Eles carregam um equipamento parecido com uma mochila, onde o produto fica armazenado. O agente faz a nebulização por meio de jato do inseticida.

Antes da aplicação, os moradores recebem orientações. "O produto será aplicado nas áreas externas dos imóveis e, para isso, é necessário que as pessoas não estejam no local durante a ação, retornando 20 minutos depois", explica a chefe do Devig, Carolina Ozawa.

A orientação para de que animais também sejam retirados dos imóveis. Roupas expostas nos varais também devem ser retiradas".

Desde o dia 1º de janeiro, 3.295 casos da doença foram confirmados. No mesmo período de 2010, quando também houve epidemia da doença, foram registrados 5.641 casos.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte: www.atribuna.com.br