sexta-feira, 5 de abril de 2013

Belém /PA: Prefeito de Belém garante pagamento integral do incentivo de R$ 950




Prefeito garante pagamento de incentivo a agentes de saúde

Representantes dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE) do município de Belém estiveram reunidos na tarde de ontem com o prefeito Zenaldo Coutinho no Palácio Antonio Lemos. Eles tiveram a garantia do prefeito de que receberão o incentivo de custeio do Ministério da Saúde (MS) no valor de R$ 950 por profissional.O incentivo será mensal, como prevê a portaria de número 260 do MS, editada em 21 de fevereiro deste ano.

A reunião também contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Joaquim Ramos, dirigentes das unidades de saúde e vereadores de Belém. Para garantir o recebimento do incentivo federal, é preciso cadastrar as equipes das Estratégias Saúde da Família, onde os agentes comunitários estão incluídos. Zenaldo foi pontual em esclarecer que o cadastro das 100 equipes do programa será feito imediatamente, garantindo-se assim que o benefício seja pago a todos os profissionais.

“Estamos aqui para discutir o funcionamento com qualidade da saúde do município de Belém. Não são apenas os médicos, apenas os enfermeiros ou apenas os ACSs que irão resolver o problema na nossa cidade, mas sim o conjunto destes profissionais”, ressaltou Zenaldo Coutinho.

O representante dos agentes, Moisés Monteiro, entregou a pauta de reivindicações da categoria. No documento estavam registradas antigas insatisfações dos servidores quanto à insalubridade, efetivação dos agentes, vale-alimentação, entre outros temas.

Sobre essas questões, Zenaldo esclareceu que não pode garantir soluções imediatas devido às limitações do orçamento municipal. “Preciso de tempo para avaliar financeira e judicialmente estas e outras questões. Compreendo a insatisfação de todos vocês, mas não posso criar expectativa com algo que não posso resolver imediatamente”, alertou o prefeito.

Ao final da reunião, Moisés Monteiro falou em nome dos servidores. “Agradecemos a disponibilidade do prefeito e de todos presentes em ouvir os trabalhadores. Agora vamos reunir entre nós (servidores) e discutir como devemos agir diante desta situação”,

Mais saúde

Zenaldo reafirmou a importância melhorar o atendimento na saúde pública da capital paraense, que também recebe demandas de outros municípios do estado. Na abertura da reunião, o prefeito mostrou um panorama geral da situação da saúde no município, como forma de prestação de contas. “O principal a se discutir aqui é a garantia de um atendimento com qualidade à população”, afirmou o prefeito.

Cada equipe da Estratégia Saúde da Família é formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e oito agentes comunitários de saúde. “Neste mês de abril o número de equipes vai passar de 40 para 100, aumentando para 28% a cobertura da população neste atendimento primário”, informou Yuji Ikuta, chefe da Divisão de Atenção Básica de Belém.

Texto: Dandara de Almeida – NID/Comus
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Edição: Iran de Souza – Coordenador da Comus

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte na web:  ww3.belem.pa.gov.br