terça-feira, 2 de abril de 2013

Moradores de Mosqueiro protestam contra condições de Posto de Saúde

Unidade de saúde atende a cinco comunidades da ilha.
Moradores denunciam que não há medicos nem medicamentos.

 Moradores de cinco comunidades da Ilha do Mosqueiro, distrito de Belém, fizeram um protesto nesta segunda-feira (1º) contra as condições do Posto de Saúde da Família. A unidade especializada no atendimento de gestantes, idosos e crianças estaria sem remédios e sem médicos.

A equipe de reportagem da TV Liberal foi até o Posto da comunidade Sucuri-Jaguara, distante cerca de 30 minutos do centro de Mosqueiro, e flagrou que na sala de curativos as paredes estão cheia de mofo; no consultótio odontológico há infiltrações por toda parte.

A impressão que os moradores tem é o local está abandonado. Não havia nem água para beber nos bebedouros. A situação dos banheiros também é precária. Pelo menos cinco comunidades necessitam de serviços médicos do posto.

"Mas não adianta. A gente vem aqui não tem médico, não tem remédio", reclamou um morador.

A Prefeitura de Belém reconehce a falta de estrutura e de médicos na unidade de saúde. De acordo com a Agência Distrital, o atendimento é feito apenas por enfermeiras. Para tentar resolver o problema, uma reunião estaria marcada para ainda esta semana.

"A Agência intermediou junto à Secretaria de Saúde e está agendada para quinta-feira uma reunião. A parte de medicamentos já tem, já chegou no posto de saúde. E a parte médica com certeza a secretaria vai resolver na quinta-feira", disse Edney Calixto, agente distrital.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte: g1.globo.com