segunda-feira, 29 de abril de 2013

Jaboatão dos Guararapes (PE): Prefeitura efetiva 365 agentes comunitários de saúde


Portaria que garante a efetivação dos profissionais foi assinada na tarde de hoje pelo Prefeito Elias Gomes

Um ato simbólico, mas com bastante significado para centenas de pessoas. Foi sob fortes aplausos que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, assinou na tarde desta sexta-feira (19/04), a portaria que garantiu a efetivação de 365 agentes comunitários de saúde (ACS). A cerimônia foi realizada na Faculdade dos Guararapes, em Piedade e contou com a presença de representantes do sindicato dos trabalhadores do município, do Conselho municipal de saúde, além de diversos secretários municipais.

Com a ação, os profissionais se juntam aos 5.800 servidores efetivos que integram o quadro da Prefeitura.  A ação está baseada nas Leis Federal (nº11.350) e Municipal (nº226 /2008), que possibilita incorporações de servidores temporários no âmbito da Administração Direta e na área da Saúde.  Para a efetivação, os ACS realizaram, individualmente, exames médicos adimensionais na Junta Médica Municipal.

“Muitos pensaram que este dia não iria chegar, mas chegou. Estou muito feliz pelo dia de hoje, pois teremos mais tranquilidade para trabalhar”, afirmou a presidente da associação dos agentes comunitários de saúde (ACS) de Jaboatão, Severina Antônia Nunes.  O sentimento de felicidade também foi compartilhado por Valdeci José, ACS que atua Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra de Jangada. “Isso nos anima a trabalhar ainda mais. É a garantia de nossos direitos”, descreveu.

O Prefeito Elias Gomes, em seu discurso, destacou a importância da iniciativa, que beneficiará não só os profissionais, mas também a população. “Estamos fazendo justiça a esses profissionais que tanto ajudam a população no que se refere a orientação e prevenção de doenças. A minha expectativa é que essas pessoas, com a estabilidade garantida, sirvam melhor o povo de Jaboatão”, ressaltou o gestor.

De acordo com a secretária de saúde do município, Gessyane Paulino, o  ACS tem uma missão muito importante, a de trabalhar com a população. “A efetivação desses profissionais demonstra o compromisso e a responsabilidade do Governo Municipal com a saúde dos jaboatanenses”, disse.

No próximo dia 30/04, todos os profissionais que foram efetivados, deverão comparecer novamente a Faculdade dos Guararapes, para assinatura do termo de posse. Das 9h ás 11h, serão atendidos os profissionais das Regionais Jaboatão Centro, Cavaleiro e Curado. No turno da tarde, a partir das 14h, será a vez dos Agentes Comunitários de Saúde que atuam nas Regionais Muribeca, Prazeres, Praias e Guararapes.

Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte:  www.jaboatao.pe.gov.br