terça-feira, 23 de abril de 2013

Agentes de saúde fazem operação tartaruga na luta por melhores condições de trabalho e regulamentação da categoria.


Agentes de saúde fazem operação tartaruga e prejudicam trabalho de ação contra dengue

Atendimentos diários foram reduzidos de 20 para quatro

Do R7, com TV Record | 23/04/2013 às 07h55 Veja o vídeo aqui!

Desde a última segunda-feira (22), os 393 agentes de Vigilância Ambiental em Saúde estão trabalhando em ritmo reduzido. A medida é uma espécie de greve. Com a operação tartaruga, os vigilantes fazem quatro atendimentos contra a dengue por dia. Antes, a média era de 20 visitas diárias. Outros 1200 agentes comunitários de saúde também participam do movimento.

As principais reivindicações da categoria são a realização de concurso público para a contratação de novos servidores e a aprovação de um projeto de lei sobre a carreira. Os agentes também querem aumento salarial.

De acordo com o presidente do SINDIVACS (Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde) Aldemir Domício da Silva, a categoria espera um reajuste salarial de 170%.

São os agentes de vigilância que fazem as visitas em casas para saber se há focos de dengue nas residências. A categoria também é responsável por recolher e analisar animais peçonhentos como os escorpiões.

A Secretaria de Saúde do DF informou que tem conversado com a categoria. Teria, inclusive, proposto a realização de concurso público para a contratação de novos servidores. A secretaria afirmou que espera que os agentes não prejudiquem a população. Sobre a mudança de regime jurídico, o órgão informou que não tem como interferir. Já a Secretaria de Administração Pública não se pronunciou sobre o assunto.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte:  noticias.r7.com