quinta-feira, 21 de março de 2013

Guarujá inicia formação de agentes comunitários

Os agentes comunitários de Saúde desempenham um papel chave na Estratégia de Saúde da Família e potencializam a atuação da Atenção Básica no Município. Diante da importância que esses personagens têm para melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Guarujá está disponibilizando um curso de formação dos cerca de 130 agentes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Secretaria Municipal de Saúde.

A “Aula Inaugural do Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde” aconteceu na última quarta-feira (13), às 14 horas no Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá (Rua Manoel Hipólito do Rego, 84 – Jardim Boa Esperança).

O curso tem duração de seis meses, entre aulas teóricas e praticas, e é promovido pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde – SUS, da Secretaria do Estado.
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Maria Ângela Segantini Cheida Faria, o curso de formação vem atender a necessidade de qualificação dos agentes após terem sua profissão regulamentada. “O agente comunitário desempenha um papel importante: é a ligação entre comunidade e Saúde. Os agentes são capazes de orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde e traduzir para as Unidades Básicas de Saúde a realidade da comunidade assistida”.

O curso atenderá os agentes das dez Usafas de Guarujá: Santa Cruz dos Navegantes, Vila Áurea, Jardim Progresso e Parque Estuário, Vila Zilda, Vila Edna, Sitio Conceiçãozinha, Jardim dos Pássaros, Cidade Atlântica, Cachoeira e Las Palmas.
Para ler mais notícias, curta a página do Diário do Litoral no Facebook, siga nosso Twitter

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte na web: ww.diariodolitoral.com.br