segunda-feira, 25 de março de 2013

CAXIAS DO SUL - Audiência pública deve discutir situação de agentes de saúde demitidos em Caxias

 
Ainda não tem data, mas uma audiência pública deve ser realizada para discutir a demissão de agentes comunitários de saúde e o futuro do Programa Saúde da Família. Uma assembleia com cerca de 70 profissionais, na tarde desta quinta-feira, definiu que o pedido do encontro vai ser encaminhado à Câmara.

Nesta semana, 25 agentes foram demitidas. No ano passado, foram 16 demissões. Todas elas por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), porque havia irregularidades nas contratações. Esses agentes atuavam pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

Em 2004, houve a extinção da entidade e, por isso, os profissionais passaram automaticamente para a prefeitura sem realizar concurso público. Para o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), João Dorlan, a determinação do TCE não pode servir como desculpa do Município.

Na época, o município entendeu que as contratações eram legais e orientou o grupo a permanecer. Houve um processo de sucessão e eles ficaram como Celetistas Não Estáveis.

Departamento de Jornalismo

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte: radiocaxias.com.br