sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Secretário de saúde homenageia agentes de combate às endemias

Autor da matéria: Lorena Melo
Em solenidade que aconteceu nesta quinta-feira, 14/01, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, homenageou 29 agentes de endemias que trabalharam no período de 22 a 30/12/2012 e 04 a 18/01/2013 no combate à dengue em Araçuaí.
Os agentes receberam a homenagem, porque foram convocados emergencialmente para atender ao município de Araçuaí, que, às vésperas do natal de 2012, começou a apresentar um aumento exacerbado de casos de dengue.

O Secretário de Estado de Saúde falou sobre o combate à dengue em Minas e agradeceu a presença de todos, principalmente dos agentes de endeminas. “Essa é uma pequena amostra do nosso reconhecimento por tudo que fizeram e fazem. Infelizmente temos um cenário negativo da dengue, apesar de todos os esforços. Quase 140 municípios estão com epidemia e nossa intenção hoje é fazer uma singela homenagem àqueles que trabalharam no natal e réveillon. Em nome do governador agradeço toda a entrega e dedicação ao serviço público. O trabalho não para por aqui, ainda temos um grande desafio a ser enfrentado este ano.”

Antônio Jorge comparou essa homenagem como a de uma guerra em que os grandes soldados são honrados. “Hoje vocês recebem nosso agradecimento pela luta que enfrentaram e enfrentam todos os dias. Combater um mosquito pode ser desafiador e frustrante, mas tenham a convicção de que o trabalho de vocês é reconhecido. A luta continua”, encerra o secretário.

Segundo o Coordenador da equipe de agentes, Ronaldo Dias, na cidade de Araçuaí foram visitados 2.152 imóveis. “Fomos convocados por causa de uma necessidade do município que estava em estado de emergência. Foram oitos bairros, com tratamento focal, remoção e UBV pesado (carro fumacê). Fomos muito bem recebidos pelo município e por toda a população. Agradeço toda a minha equipe, porque sem a contribuição e união de todos não estaríamos aqui hoje. Todos estavam prontamente à disposição no momento em que precisamos. Conseguimos compor uma equipe convocando todos por telefone”, lembrou.

Para João Geraldo de Oliveira, que trabalha como agente público há 31 anos, a receptividade em Araçuaí foi ótima. “Estamos acostumados a trabalhar em campo, agora essa oportunidade de encontrar com autoridade e receber um diploma das mãos do secretário é muito gratificante. Agradeço muito aos colegas de profissão que viraram minha segunda família. Sem o companheirismo deles, seria impossível.”
Os dados comprovam a efetividade da ação. Na primeira semana de janeiro, o município de Araçuaí contabilizava 420 notificações de casos de dengue. Na última semana do mês, esse número caiu para 48. 

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte na web: www.saude.mg.gov.br
Onde acessar: www.agentesdesaude.com.br