domingo, 10 de fevereiro de 2013

Secretaria fará mapeamento dos agentes de saúde

Segundo a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, a Capital apresenta um dos mais altos números de agentes de saúde por habitante. São, no total, 4.224 agentes de saúde e de endemias. A gestão atual, no entanto, diz ter identificado grande número de faltas em 2012 e de licenças médicas apresentadas pelos agentes.

É o que denuncia a médica Socorro Furtado, do Núcleo de Endemias da SMS. “Se todos os agentes tivessem condições de realizar as ações, teríamos efetivo suficiente. Mas temos grande quantidade com atestado médico, de licença, dizendo inclusive que não podem levar sol, andar. Uma série de restrições. Outros tantos foram desviados para outras funções”.

A secretária da SMS, no entanto, garante que esses casos serão mapeados e investigados. “Vamos analisar a real condição de saúde desses agentes e também motivá-los a trabalhar”, salienta. Esse trabalho de motivação, afirma a secretária, será estendido às 92 unidades básicas de saúde e aos 10 hospitais. “É importante não só termos estrutura, mas pessoas treinadas para a situação da dengue”, acrescenta.

Presente no lançamento do plano de combate à dengue, o diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Anastácio Queiroz, diz que a orientação aos médicos e enfermeiros é justamente essa: dar atenção ao paciente com suspeita de dengue. “Que escutem e examinem o doente para dar o diagnóstico correto”. Tradicionalmente, o São José atende pacientes em estado mais grave. “A recomendação é que sejam referenciados pelo Município e só então encaminhados ao hospital”, diz.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 

Onde acessar: www.agentesdesaude.com.br
Fonte na web: www.opovo.com.br