sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Agentes de Saúde recebem material de apoio

Os Agentes Comunitários de Saúde de Timbó se reuniram no CSU, na manhã de hoje(8) quando receberam os uniformes...

Os Agentes Comunitários de Saúde de Timbó se reuniram no CSU, na manhã desta sexta-feira (8) quando receberam os uniformes, calçados, bolsas e materiais para registro, usados nas visitas domiciliares. Eles também foram apresentados à nova coordenação da Atenção Básica, encabeçada pelas enfermeiras Sandra Nones Schaefer, que responde diretamente pela coordenação e Luciana Butzke Marconcini, além de conhecerem o atual secretário de Saúde, Alfredo Berri.

Nos últimos quatro anos a Prefeitura de Timbó investiu pesado na média complexidade, adquirindo novos equipamentos, melhorando a instalação de Unidades de Saúde nos bairros e construindo um novo Pronto-Socorro e uma nova Policlínica. Nesta nova etapa, de acordo com o secretário Berri, a Atenção Básica será priorizada no município.

Na apresentação aos agentes, Berri disse que considera o serviço deles uma das mais importantes atividades desenvolvidas na Saúde. Observou que os agentes fazem parte de um único grupo, que é o da Secretaria Municipal de Saúde, e que o trabalho deles, se realizado com amor, alcança mais facilmente os resultados. “É através das visitas domiciliares que abrimos o primeiro canal de comunicação com as famílias”. O secretário lembrou ainda que melhores condições de trabalho aos agentes serão observadas. “Já estamos adquirindo kits de primeiros socorros e carinhos de limpeza para as Unidades de Saúde da Família (Postos de Saúde), como parte dessas melhorias”.

Durante a reunião os agentes também receberam dicas importantes sobre os EPI – Equipamentos de Proteção Individual, proferidas por Horst Sonntag, técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Timbó. Além disso, tiveram o primeiro contato com o cronograma da Educação Permanente em Saúde, que é o calendário de atividades educativas realizadas ao longo do ano com os agentes. Entre as atividades desenvolvidas estão conhecimentos nas áreas da saúde da família, do idoso, mental e prevenção de DST/AIDS.

Servidores do departamento de Tributos da Prefeitura também estiveram presentes repassando informações sobre a entrega dos carnês de IPTU, realizada todos os anos pelos agentes no mês de março. Atualmente a Secretaria de Saúde de Timbó possui 70 Agentes Comunitários de Saúde, distribuídos nas 12 equipes de Saúde da Família.

Assessor: Sócrates Prado
Foto: Sócrates Prado
- www.misturebas.com

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude 
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum 
Fonte na web: www.agentesdesaude.com.br