quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Deputado Luiz Castro vai entrar com ação no MPE contra demissões de agentes de saúde

O prefeito de Envira, Ivon Rates, demitiu os 64 agentes de saúde que atuam no Programa Saúde da Família, agravando ainda mais a situação do município, que se encontra em estado de emergência. A medida tem deixado a população envirense apreensiva, já que todo o trabalho de prevenção de doenças, bem como o acompanhamento de mulheres gestantes e de pacientes hipertensos e diabéticos, está suspenso no município.

Manifestando preocupação em relação aos agentes de saúde demitidos, o deputado Luiz Castro (PPS) vai entrar com ação no Ministério Público Estadual (MPE), solicitando a apuração do caso. “A demissão contradiz o discurso do prefeito, que decretou estado de emergência no município, alegando a situação precária da saúde em Envira”, declarou o parlamentar.

O Programa Saúde da Família atende as comunidades carentes na prevenção de doenças, nas campanhas de vacinação e na atenção às pessoas com hipertensão e diabetes, que precisam de cuidados constantes.

Com 12 anos de trabalho, o agente de saúde Antônio Maia, 57 anos, informou que os trabalhadores foram tratados com rispidez e estão em situação difícil, porque são pais de família e precisam sustentar os seus filhos. Ele disse ainda que o prefeito anunciou que vai manter apenas aqueles agentes de saúde que apoiaram a sua eleição em 2012.

Para Luiz Castro, o MPE tem que analisar a situação de cada agente de saúde e, se houver ilegalidade nas demissões, os trabalhadores terão que ser reintegrados ao programa. “A retaliação política prejudica a população e agrava ainda mais um serviço que é essencial no município”, ressaltou o deputado.

“Escola ABC”

À convite do prefeito Artur Neto (PSDB), o deputado estadual Luiz Castro (PPS) participou, na quarta-feira (23), da visita ao projeto de reforço escolar “Escola ABC”, desenvolvido pelo empresário Paulo Girardi, nas comunidades do bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste. Além de Castro e do prefeito, o deputado federal Romário (PSB) e o Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino (DEM), também participaram da visita.

Criado há 5 anos, o projeto “Escola ABC” tem como objetivo ajudar na formação de crianças e adolescentes em idade escolar, por meio do reforço nas disciplinas de matemática e português. Segundo a coordenadora do projeto, Marinete Menezes, o projeto atendeu, em 2012, cerca de 600 estudantes, de 11 comunidades da Colônia Antonio Aleixo.

O deputado Luiz Castro, que desenvolveu projeto semelhante, o “Florescer”, quando prefeito do município de Envira, elogiou a iniciativa de Girardi e destacou que uma parceria do projeto com a Prefeitura de Manaus seria excelente para a formação de alunos da capital. “Projetos como esse são importantíssimos para o desempenho intelectual e escolar dos nossos estudantes”, afirmou.

TEXTO e FOTO: Assessoria do deputado


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: www.agentesdesaude.com.br - www.aleam.gov.br