quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Com 1,2 mil casos, PR tem epidemia de dengue em 5 cidades

Joyce Carvalho
Direto de Curitiba - noticias.terra.com.br

O Paraná possui cinco cidades com situação de epidemia de dengue devido à grande quantidade de casos registrados nos últimos meses. O último município a entrar na lista foi Paranavaí, na região noroeste do Estado, com 245 casos confirmados e 519 notificados. Também foi registrado em Paranavaí o primeiro caso autóctone (com origem no local) do tipo 4 de dengue em todo o Estado. Os outros municípios em situação de epidemia são Fênix, São Carlos do Ivaí, Japurá e Peabiru. Até o momento, uma morte por dengue foi registrada neste ano, na cidade de Peabiru. A vítima foi um advogado de 75 anos.

As regiões noroeste e central do Paraná são as mais afetadas pela dengue em 2013. A Sala de Situação da Dengue, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), registrou 1.269 casos confirmados de dengue entre agosto de 2012 até a semana passada. A notificação chegou a 7.668 casos. A dengue atingiu 68 municípios paranaenses, que já registraram casos confirmados da doença. A notificação ocorreu em 208 das 399 cidades do Estado.

De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de vigilância em saúde da Sesa, a situação no Paraná é de alerta. "Estamos com mais de 200 municípios com infestação e o esforço é para que nenhum outro entre em situação de epidemia. Além das regiões noroeste e centro do Estado, nos preocupa as regiões de Londrina e Foz do Iguaçu. Nestes dois casos, a incidência não é alta diante o total da população, mas preocupa pela infestação", comenta.

O governo do Paraná determinou que equipes da Defesa Civil vão para os municípios em situação crítica para auxiliar na mobilização da população contra o mosquito da dengue. A Sesa também vai repassar R$ 4,2 milhões para o combate a dengue em 32 municípios. "Neste ano, os índices de infestação estão maiores em relação a 2012. Tem o fator climático e também casos em que o trabalho de prevenção sofreu alguma deficiência diante da mudança da gestão municipal", explica Sezifredo Paz.  O governo do Estado também está preocupado com a circulação do vírus 4 da dengue, o que deixa toda a população paranaense vulnerável a este tipo da doença.

Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS 
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs 
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356 
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude 
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte: www.agentesdesaude.com.br