sábado, 26 de janeiro de 2013

Agentes de Saúde ameaçam parar atividades por falta de pagamento

 De acordo com os agentes, benefícios e 13º salário estão atrasados. (Foto: Henrique Pereira/G1)

Servidores fizeram protesto na sede da Secretaria de Saúde de Maceió. Contratados reclamam que benefícios estão atrasados há cerca de um ano.

Agentes comunitários de Saúde e de Endemias fizeram um protesto na porta da Secretaria de Saúde de Maceió na manhã desta sexta-feira (25), contra o não pagamento de benefícios. Segundo representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social e Trabalho no Estado de Alagoas (Sindprev), a ação tem como objetivo a reivindicação dos valores referentes à insalubridade e à produtividade, que eles alegam não receberem há cerca de 1 ano. Além disso, os representantes também alegam que alguns servidores ainda não receberam o 13º salário de 2012.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura já está providenciando o pagamento do 13º salário. Sobre o pagamento dos benefícios atrasados, a assessoria da SMS informou que um levantamento está sendo feito para que a situação seja regularizada.

O agente de endemias Lourival Marques, que também é membro do sindicato, explica que os agentes trabalham diretamente com o uso de produtos químicos, fator que põe em risco a saúde de todos. Os benefícios relativos à produtividade, que também fazem parte da remuneração dos agentes também não foram pagos. “Nós trabalhamos, fazemos nossa parte. Não estamos reclamando nenhuma coisa do outro mundo, só aquilo a que temos direito”.
Ainda segundo Lourival, em conversa com o Coordenador Geral de Epidemiologia, Celso Tavares, foi dito aos agentes que o pagamento ainda não aconteceu por conta da falta de verba. Ele conta que um novo protesto será realizado na próxima segunda-feira (28), e que, caso a situação não seja resolvida até a quarta-feira (30), os agentes irão parar as atividades. Fonte: G1


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)
Seja voluntário da MNAS, Clique aqui e nos envie o seu cadastro!
Twitter: twitter.com/AgentesdeSaude
Jornal dos ACS e ACE: bit.ly/MNASJornal
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs
No Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88080356
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum
Fonte na web: www.agentesdesaude.com.br